Tecnologia e educação: 4 dicas para modernizar a sua IE

fev 15, 2024

✨ Dica: caso a palavra esteja escrito em rosa, significa que ela é clicável e pode dar mais informações sobre o conteúdo!

À medida que a era digital avança, torna-se essencial modernizar ambientes e processos às novas tecnologias. Afinal, ela molda a forma com que nos comunicados, trabalhamos, estudamos… E é por isso que tecnologia e educação precisam andar juntas.

Em constante evolução, o setor educacional tem passado por grandes e relevantes transformações. Com as dificuldades da pandemia do Covid-19, por exemplo, as ferramentas tecnológicas foram as responsáveis por ajudar as IES a seguirem suas atividades. O isolamento social acelerou a modernização de processos que antes ocorriam no presencial. Dessa forma, ela trouxe uma nova visão sobre o assunto.

Capaz de criar experiências de aprendizado e convivência únicas, a tecnologia impulsiona a educação em um ritmo diferente e acelerado. Para não ficar para trás, é preciso engajar no assunto e se perguntar: “que modernizações podem ser feitas na minha instituição hoje?”.

Neste texto, apresentaremos a você 4 dicas para modernizar a sua IE. Continue lendo para descobrir como a tecnologia pode descomplicar processos e trazer diversos benefícios para a comunidade acadêmica.

Dica 1: Agenda 100% digital

A adoção de uma agenda totalmente digital oferece uma série de vantagens para as instituições de ensino. Ao optar pela substituição da agenda física pela digital, pais, alunos e professores ganham acesso rápido e conveniente às informações essenciais. O investimento nessa tecnologia permite a atualização instantânea de dados, promovendo uma comunicação mais eficiente.

Outra vantagem significativa é a redução das impressões em papel. A agenda 100% digital não apenas economiza custos, mas também contribui para a preservação do meio ambiente, minimizando o consumo de recursos naturais.

Você está considerando implementar uma agenda digital? Nesse caso, é importante a divulgação entre colaboradores e clientes. Para alcançar os resultados desejados, é fundamental que toda a comunidade acadêmica esteja familiarizada com a utilização dessa ferramenta. Considere investir em uma campanha de incentivo para destacar a importância dessa ferramenta na rotina!

Dica 2: Armazenamento digital de documentos

Tecnologia e educação precisam andar juntas, lembra? 😁 E isso envolve modernizar os processos internos da sua instituição. O armazenamento digital de documento facilita processos e o acesso a informações. Isso porque, com o acesso remota, alunos, professores e administradores podem consultar documentos sem a necessidade de estar fisicamente na instituição.

Armazenar digitalmente documentos é uma tendência que elimina custos e se apresenta como uma solução sustentável. Além de contribuir financeiramente com o negócio, sua instituição diminui o investimento em papel e impressão. Isso torna desnecessária a utilização de um espaço físico para armazenamento de documentos.

O armazenamento digital moderniza práticas administrativas da sua instituição de ensino e permite que a experiência de seus clientes seja aprimorada. Então, que tal reservar um momento na sua semana para estudar e entender mais sobre esta mudança?

Dica 3: Processo de matrícula digital

Adotar um processo de matrícula 100% online é uma excelente estratégia para impulsionar os índices de engajamento com a sua instituição. Essa abordagem permite que os alunos realizem suas matrículas de maneira rápida e prática, com todas as etapas do processo simplificadas.

Disponibilizar o processo de matrícula online não apenas melhora a experiência dos seus clientes, mas facilita a coleta de dados e métricas relevantes. Isso proporciona uma maneira eficaz de acessar todas essas informações centralizadas em um único local.

Dica 4: Canal de comunicação constante para a comunidade acadêmica

Estabelecer um canal de comunicação constante e planejado pode ser um diferencial crucial para fortalecer sua comunidade acadêmica. Por isso, ao adotar essa prática, informações essenciais são compartilhadas de maneira clara e ágil, promovendo transparência e estimulando o engajamento de todos os envolvidos.

DICA! Entre os tipos de comunicados mais comuns estão: divulgação de eventos acadêmicos, oferta de cursos extraclasse e agendamento de reuniões importantes.

Dentre os inúmeros benefícios de investir em um canal de comunicação eficaz está a possibilidade de obter feedback bidirecional. Esse tipo de interação proporciona às partes interessadas a oportunidade de expressar suas opiniões, sugestões e elogios. Por isso, cultivar uma cultura de comunicação aberta demonstra um compromisso genuíno com o bem-estar e o sucesso da comunidade acadêmica. Valorizar a comunicação com todos os envolvidos não apenas fortalece os laços, mas também contribui para o crescimento coletivo!

Se a sua IEs atende crianças e adolescentes, lembre-se: ter pais e responsáveis presentes na rotina da escolar é muito importante. Clique aqui para entender porque.

Você pode contar com a GVdasa!

Há mais de 30 anos, trabalhamos exclusivamente para a área educacional, garantindo eficiência e crescimento para a rotina de instituições de ensino básico, superior e continuado. Hoje, mais de 900 instituições de ensino beneficiadas com as ferramentas de gestão escolar da GVdasa.

Clique aqui para falar conosco!