Como Implementar Planejamento Participativo na IE

dez 14, 2023

✨ Dica: caso a palavra esteja escrito em rosa, significa que ela é clicável e pode dar mais informações sobre o conteúdo!

O planejamento escolar é um dos processos mais importantes para que o ano letivo da instituição flua bem. Porém, nem sempre é simples inovar nas ações de melhoria e, para isso, a adoção de um modelo diferente de planejamento pode ser uma saída superpositiva.

Se sua instituição de ensino busca soluções mais objetivas e eficientes, é hora de testar o planejamento escolar participativo. Conheça mais sobre ele, sua implementação e seus benefícios lendo o texto abaixo.

O que é Planejamento Escolar Participativo?

No planejamento escolar participativo, a instituição de ensino garante a participação de toda a comunidade acadêmica no processo de desenvolvimento de ações pedagógicas. Assim, as decisões são tomadas a partir de diversos pontos de vista, incentivando a discussão e reflexão sobre o que é relevante para o ano seguinte.

O objetivo deste modelo deve ser construir ações mais assertivas e práticas para impulsionar o ensino-aprendizagem. Para isso, será preciso definir metas que resultarão em maior engajamento dos estudantes, melhor absorção de conhecimento e envolvimento de toda a comunidade acadêmica.

Durante a sua elaboração, utilizar o Projeto Político Pedagógico como referência é superimportante, afinal, ele apresenta a cultura e as diretrizes da instituição. Desta forma, será mais simples identificar problemas, pensar soluções e definir ações pedagógicas alinhadas aos anseios à longo prazo.

Como começar a colocar na prática?

Diferente de um planejamento escolar comum, onde poucas pessoas possuem o poder de decisão das ações, o participativo apresenta um cenário mais democrático e inclusivo. Isso significa que, sim, é preciso mais investimento de tempo em organização para adotá-lo! Para iniciar o planejamento escolar participativo, o primeiro passo é estruturar um projeto. Quais passos são necessários para chegar até a definição final do plano? Quem serão os responsáveis por cada um deles?

Uma vez estruturado o projeto, é hora de comunicar todos que serão envolvidos sobre o planejamento: funcionários, professores, especialistas de ensino, estudantes, pais e responsáveis (se a instituição for de ensino básico). Organize um momento para apresentar a ideia, benefícios e tirar dúvidas. Assim, eles ficarão por dentro de cada passo e entenderão como contribuir com cada um deles.

Com todos já cientes sobre seus papéis no projeto, sua instituição poderá agendar reuniões práticas, onde os grupos poderão levantar problemas-chave e possíveis soluções. É através destes momentos que será possível, pouco a pouco, filtrar e definir o que será priorizado para o próximo ano.

Para facilitar para sua instituição, o modelo de diagrama abaixo está disponível para download. Assim, você pode descrever o problema e levantar dados e causas para definir ações e ferramentas necessárias. Utilize durante o processo para ajudar na visualização e compreensão de cada um dos pontos! Clique aqui para conferir.

Após a implementação do projeto, é interessante avaliar o sucesso das ações. Monitore o resultado das etapas e levante dados que possam ser utilizados no ano seguinte. Assim, sua instituição conseguirá identificar pontos de melhoria para o próprio processo de planejamento.

Quais os benefícios?

Segundo a pesquisa State of Studant 2022, 55% dos alunos de graduação e 38% dos alunos de pós-graduação não conseguem manter o engajamento em suas aulas. O que poderia ser feito para melhorar esses dados?

Através do planejamento escolar participativo, problemas como este podem ter soluções mais adequadas, ágeis e alinhadas às expectativas da comunidade acadêmica. Ninguém melhor para apoiar nos pontos de melhoria do que quem vive o dia a dia de uma instituição.

Porém, os benefícios vão além da área pedagógica. Escolher este modelo de planejamento é uma ótima opção para fortalecer valores como “transparência”, “democracia” e “colaboração”, por exemplo. Por isso, abrir espaço também garante a fidelização de colaboradores e clientes, gerando um senso valioso de pertencimento e confiança.

Curtiu este conteúdo?

Esperamos que ele traga muitas ideias para sua instituição! Não deixe de enviar para outros colaboradores da sua instituição. Para conferir outros conteúdos do nosso blog, clique aqui. Para conferir os e-books gratuitos disponíveis, clique aqui.

Você pode contar com a GVdasa!

36 anos, trabalhamos exclusivamente para a área educacional, garantindo eficiência e crescimento para a rotina de instituições de ensino básico, superior e continuado. Hoje, mais de 900 instituições de ensino beneficiadas com as ferramentas de gestão escolar da GVdasa.

Para saber mais como podemos impulsionar sua instituição, clique e fale conosco.

[dgat_advancedtab _builder_version=”4.19.3″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}” _i=”6″ _address=”0.0.0.6″ theme_builder_area=”post_content” /]