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Ter presença online relevante passou a ser pré-requisito obrigatório para empresas de diferentes setores que desejam ganhar visibilidade e querem ser conhecidas entre seus potenciais clientes. Para muitas instituições de ensino, usar o marketing digital para atrair e fidelizar alunos é um desafio, já que um site e redes sociais ativas não são o suficiente para escalar os resultados das IEs.
O marketing digital para escolas têm particularidades e para ter sucesso nas ações é essencial aprofundar o conhecimento sobre as práticas que têm potencial para melhorar a visibilidade da instituição no ambiente online. Para apoiar seu negócio, neste artigo nós compartilhamos sete estratégias realmente eficazes para impulsionar sua IE no universo online.
1. Otimizar o site da instituição de ensino
Ter um site é o primeiro passo para ganhar espaço na internet. Porém, para que esse canal de atração e conversão de clientes traga os melhores resultados e apoie da melhor maneira as ações de marketing digital escolar, é preciso que o site seja:
- bem estruturado;
- rápido e fácil de navegar;
- otimizado para motores de busca (ou seja, respeite as melhores práticas de SEO)
- responsivo (se adapte a diferentes dispositivos, como o desktop, tablets e celulares).
Ter um site bem otimizado e oferecer uma experiência do usuário agradável para quem chegar ao site da sua Instituição de ensino são pontos indispensáveis para alcançar os resultados desejados no ambiente online.
2. Investir em mídias pagas
O SEO é uma ótima forma de conquistar espaço na internet, mas, sozinha, essa frente do marketing digital pode não trazer o resultado esperado com a rapidez desejada. Por isso, se você quer acelerar a performance da sua instituição de ensino no mundo online, será muito importante investir também em mídias pagas.
Os anúncios patrocinados que aparecem nos resultados de busca do Google e também no Youtube e nas redes sociais, além de em outros sites, podem ser segmentados por público e, por meio da escolha das palavras-chave mais relevantes para o seu negócio, você pode atrair leads mais qualificados, melhorar a conversão das suas ações no meio digital e otimizar a captação de alunos.
3. Promover ações para engajamento nas redes sociais
Segundo o Relatório Digital 2024: 5 billion social media users, os brasileiros passam em média 9h13 conectados — o Brasil ocupa a segunda posição entre os países que passam mais tempo online. Só nas redes sociais a população fica, em média, 3h37. Esses números indicam para as empresas que é preciso construir e manter uma presença ativa nas redes sociais para conquistar mais clientes.
Em plataformas como o Instagram e o Facebook é possível publicar atualizações sobre a IE, divulgar eventos e compartilhar conteúdos que chamem a atenção do público. O objetivo é atrair e engajar não apenas os alunos e professores que já fazem parte da comunidade escolar, mas também quem possa se identificar com aquilo que a instituição realiza, defende e publica.
4. Fazer a gestão da reputação online
Uma forma de ajudar a atrair mais clientes é permitir que as pessoas avaliem a IE. Essa estratégia de marketing digital para escolas pode ser feita no próprio site, nas redes sociais e no Google.
O essencial é sempre acompanhar as avaliações, se atentar ao que está sendo dito: agradeça as avaliações positivas e procure entender e tratar questões negativas. Não é necessário ser 5 estrelas o tempo todo, mas mostrar que está aberto a conversar e resolver problemas.
5. Criar conteúdo para blog
Ter um blog é uma ótima forma de atrair pessoas que não conhecem a IE, mas se interessam por conteúdos educacionais e sobre outros temas pertinentes de serem abordados por colégios e instituições de ensino superior. Você pode produzir posts relacionados com a expertise da escola e usar técnicas de SEO para conquistar as primeiras páginas dos buscadores.
Ao aplicar essa estratégia de marketing digital para IE, o objetivo é se tornar uma referência. Mesmo que o usuário chegue até o blog para tirar uma dúvida, pode ficar e conhecer mais sobre os cursos oferecidos, por exemplo.
6. Manter campanhas de email marketing
O e-mail marketing é estratégia de marketing digital para escolas que pode ser utilizada com quem é ou já foi cliente da instituição de ensino. O objetivo dessa prática é enviar comunicações relevantes e manter a pessoa sempre interessada no contato com a instituição.
O disparo de newsletters com as últimas publicações do blog ou mensagens com novidades e calendário de eventos é uma forma de tornar os e-mail relevantes e consolidar a proximidade com alunos, professores, familiares e potenciais clientes.
Leia também > Aplicativo de comunicação escolar: como ele facilita a interação entre pais e escolas
7. Investir em captação visual e interativa
A evolução dos recursos tecnológicos tornou possível que hoje pessoas consigam conhecer um ambiente externo sem precisar sair de casa ou de onde estiverem. Com isso, oferecer tours virtuais da escola com qualidade se tornou tão importante quanto proporcionar uma visita presencial agradável.
Invista em entregar a alunos e pais a chance de experienciar os espaços da sua instituição a partir do computadores e do celular: isso pode contribuir muito para que matrículas sejam realizadas.
Colocando em prática as estratégias de marketing digital para escolas que listamos neste conteúdo, sua IE ganhará visibilidade no mundo digital e o seu negócio vai escalar. Para continuar a conferir insights que apoiam no alcance de melhores resultados, leia também nosso artigo sobre como otimizar os processos de captação de alunos na instituição de ensino.