Planejamento estratégico na educação: como dados podem ajudar sua IE

dez 21, 2023

✨ Dica: caso a palavra esteja escrito em rosa, significa que ela é clicável e pode dar mais informações sobre o conteúdo!

Quem já ouviu a frase “dados são o novo petróleo”, sabe quão valioso é ter indicadores para uma tomada de decisão inteligente. Em uma época em que a tecnologia evolui mais rápido que a capacidade humana, instituições de ensino têm o dever de construir seu planejamento escolar com base em dados.

Ao coletar informações, é possível identificar comportamentos, tendências e ameaças, acelerando consideravelmente o ritmo de diferentes processos, como o de construção de estratégias para evitar a inadimplência.

Instituições de ensino geram dados todos os dias, e para que esses dados sejam úteis, o acompanhamento e a interpretação dos dados deve ser constante. Informações como notas, frequências, documentos e matrículas podem transformar a forma com que sua IE enxerga as situações internas e externas.

Continue lendo para saber quais são as formas de coletar dados e quais são os benefícios de coletá-los.

Quais os benefícios dos dados para o planejamento?

Alinhado ao propósito e ao planejamento pedagógico, o planejamento estratégico de uma instituição afirma ações a serem realizadas para o crescimento do negócio. Os dados entram neste processo a fim de desenhar um plano mais baseado na realidade possível, além de garantir:

  • Maior clareza sobre o cenário atual para construir estratégias mais assertivas;
  • Uma experiência educacional para os estudantes que esteja alinhada com suas necessidades e com o mercado;
  • Melhoria na prevenção de falhas e na solução de problemas, uma vez que as ações são definidas a partir de dados reais;
  • Maior conhecimento sobre seus concorrentes e o mercado, proporcionando uma visão mais ampla sobre os desafios, pontos fortes e pontos a melhorar;
  • Maior conhecimento sobre os desejos, os hábitos e as transformações do seu próprio cliente.

Como coletar dados para minha instituição de ensino?

Diferente do que se imagina, coletar dados não precisa ser um processo difícil e trabalhoso. Ações simples, como a realização de pesquisas para diferentes públicos, podem garantir informações relevantes para seu planejamento escolar. Aqui estão alguns itens que podem ser tratados na pesquisa:

  • Nível de satisfação do formato de aula
  • Nível de satisfação com o currículo da turma
  • Avaliação do professor
  • Avaliação dos materiais escolares
  • Avaliação de dinâmicas
  • Avaliação do ambiente escolar
  • Espaço para comentários e sugestões

Outra forma de coletar dados é acompanhando e analisando o desempenho de alunos. Para um processo mais eficiente, sua instituição pode contar com uma tecnologia que centralize essas informações, facilite a sua visualização, possibilite filtrar dados por turma e disciplina, por exemplo, e emita relatórios.

Por fim, é claro, adquirir o hábito de acompanhar blogs, assinar newsletters e estar presente em eventos sobre educação e inovação é essencial para ficar por dentro das tendências, estudos e pesquisas do mercado. Diferente dos dados próprios de cada instituição, os dados de mercado apresentam análises e cenários amplos, além de tendências que ainda estão nascendo e que podem ser estudadas para sua IE ter a melhor adaptação possível.

Você pode contar com a GVdasa!

Há mais de 30 anos, trabalhamos exclusivamente para a área educacional, garantindo eficiência e crescimento para a rotina de instituições de ensino básico, superior e continuado. Hoje, mais de 900 instituições de ensino beneficiadas com as ferramentas de gestão escolar da GVdasa.