O que é educação corporativa e como implementá-la na sua instituição.

dez 5, 2022

A proposta de educação corporativa consiste na formação e desenvolvimento de pessoas pelas empresas através de métodos de educação continuada, aculturando a aprendizagem e proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais.

Essa área normalmente está ligada com a gestão de pessoas dentro das empresas, sendo uma estratégia atrelada ao desenvolvimento de metas e visões compartilhadas aos objetivos da empresa. Ou seja: não são simples treinamentos, mas um projeto ou ação que auxilia o bom relacionamento e a evolução das instituições.

Quais são os benefícios de investir na educação corporativa?

O principal benefício está na qualificação dos colaboradores para que estejam melhor alinhados com os objetivos da empresa. Este é um grande diferencial para o mercado, já que ajuda a destacar a instituição por sua preocupação em suas entregas.

Investir na educação corporativa também traz benefícios mais práticos, como:

  • Aumento na motivação dos colaboradores
  • Aumento de produtividade
  • Redução de gastos
  • Retenção de talentos
  • Menor rotatividade dos colaboradores
  • Fortalecimento de cultura organizacional
  • Melhora na imagem da empresa
  • Espaço para inovação constante

Quais os principais desafios na implementação da educação corporativa?

Apesar de trazer diversos benefícios a longo prazo, mudanças mais imediatas em questões de cultura organizacional precisam ser implementadas para que os processos relacionados a educação corporativa possam ser aculturados.

Há um grande desafio de conciliação entre a importância que este processo tem dentro de uma instituição versus o investimento (tanto de tempo, quanto de dinheiro). Portanto, é necessário que sejam estruturados planos de ação para que a relevância da educação corporativa fique clara para todos os níveis da sua empresa ou instituição, deixando evidente o investimento de cada uma das partes e quais poderão ser seus retornos.

Não esqueça: salientar benefícios para os colaboradores é uma técnica importante nesses processos.

O que são Universidades Corporativas?

As Universidades Corporativas surgiram para resolver a necessidade de capacitações específicas e aprofundadas aos funcionários e colaboradores. Elas podem se tratar de parcerias entre instituições com objetivos similares ou serem programas 100% internos, valorizando especificidades técnicas de cada processo ou cultura estabelecidos dentro de uma empresa.

Como ferramentas de estratégia internas, as UCs estimulam habilidades necessárias para o mundo dos negócios e funcionam tal qual uma universidade convencional, mas com formações voltadas aos objetivos da marca empregadora e suas necessidades de capacitação.

Flexibilidade da oferta

Considerando as mudanças do mundo pós-pandemia, o formato destes treinamentos e da efetividade das UCs também passou a ser questionado: não basta mais que sejam desenvolvidos treinamentos nestes formatos, mas também que a oferta deles seja flexível e dinâmica. A educação corporativa é uma estratégia de longo prazo, portanto, invista não só em treinamentos pontuais como palestras e workshops, mas principalmente em experiências imersivas e continuadas.

O que é a UCGV?

A UCGV é a Universidade Corporativa da GVdasa: uma plataforma totalmente gratuita de compartilhamento de conhecimento para nossos clientes. Ela surgiu a partir da necessidade de adequação da qualificação de colaboradores nos sistemas GVdasa, pensada para ser acessada de qualquer lugar e a qualidade hora de forma rápida e fácil.

Quer saber como a GVdasa pode ajudar a sua Instituição de Ensino a obter mais qualidade e agilidades nos processos? Conte com nossos sistemas e gestão e a UCGV como aliados!

Para saber mais, acesse www.gvdasa.com.br ou converse com um dos nossos consultores no WhatsApp (51) 99772 9783