7 tendências da educação para 2023

dez 5, 2022

Nos últimos anos, temos visto o crescimento das tecnologias educacionais e a integração de inovações nos ambientes de sala de aula. Para o próximo ano, esses pontos continuarão em evolução, garantindo que os métodos de ensino se atualizem e fiquem cada vez mais eficientes.

Confira abaixo 7 tendências que devem ajudar a movimentar a área da educação e que podem inspirar a sua instituição em um novo projeto.

1) Ensino híbrido

A metodologia cresceu muito no cenário pandêmico e veio pra ficar, sendo um dos destaques na área da educação. Entretanto, o que nasceu como situação de gerenciamento de crise em muitas instituições passou a ser parte do essencial. Dessa forma, é preciso desenvolver novos planos de aula e metodologias que realmente contemplem esse formato e não privem os alunos a um determinado cenário ou condição.

2) Aprendizagem personalizada

A personalização da aprendizagem vem tomando foco com base na utilização de recursos que consideram os interesses individuais de cada aluno, potencializando e aprimorando características específicas em vez de uma visão mais abrangente. A mudança já chegou até mesmo no novo ensino médio, que oferece diferentes caminhos a se seguir.

Neste caso, a tecnologia é novamente uma aliada, já que permite visualizar cada caso de forma mais criteriosa e individual através de plataformas de gestão e aplicativos que fornecem overviews e possibilitam o desenvolvimento de planos de ensino individualizados.

3) Inteligência Artificial

O que antes parecia futurismo, hoje se tornou realidade: as IAs hoje estão presentes em chats automatizados e em plataformas de gestão.

No ambiente de sala de aula, ela se tornará uma aliada ainda mais presente na realização de atividades de forma inteligente e dinâmica em sala de aula, principalmente desde a sua popularização recente no campo das artes, por exemplo.

4) Educação Imersiva

A simulação de cenários sempre foi uma forte aliada da educação. Tecnologias de realidade aumentada e realidade virtual vieram para fortalecer essa tendência.

Já existindo aulas feitas completamente pelo metaverso, as tecnologias imersivas podem levar estudantes a diferentes lugares, explorar diferentes culturas e idiomas e interagir de forma mais dinâmica. Apesar de poderem parecer fantasiosas, muitas das atividades realizadas através dessas tecnologias facilitam a aprendizagem e tornam o ato de estudar mais prazeroso.

5) Competências socioemocionais

Com a recente valorização de soft skills de comunicação e inteligência emocional, as competências socioemocionais passaram a ser aliadas ainda mais importantes às escolas e universidades.

Essas habilidades, que transpassam aquelas que permeiam o âmbito cognitivo, exigem um currículo pedagógico cada vez mais voltado para a formação integral para o pleno desenvolvimento.

6) Gestão otimizada

Oferecer melhorias não apenas para os alunos e clientes das IEs, mas também para seus colaboradores e gestores em geral são essenciais para se enquadrar em um padrão de entrega atual.

A tecnologia é aliada das instituições através dos softwares de gestão, otimizando processos, potencializando resultados e automatizando questões do dia a dia, deixando tempo para que se possa focar no que realmente importa: a qualidade de ensino.

7) Microlearning

Seguindo a lógica da aprendizagem personalizada, o microlearning é uma tendência que reflete sobre a capacidade humana limitada de retenção de conteúdo. Este se trata de uma abordagem na qual a aprendizagem acontece em pequenas quantidades em um curto espaço de tempo, permitindo que se construa conhecimentos amplos e complexos, mas de forma fragmentada e menos cansativa.

Estar de olho no futuro da educação é se manter relevante. Como a sua instituição está se planejando para 2023?