Gestão educacional: 5 pontos para prestar atenção

Saiba porque um sistema de gestão pode aperfeiçoar os processos na sua escola

Engana-se quem pensa que o bom desempenho de uma escola tem a ver apenas com os resultados do processo de ensino e aprendizagem, as notas dos alunos, e os trabalhos do professor. Essa noção vem do tempo em que as escolas eram vistas como instituições sociais com funções definidas e inalteráveis, sem a menor preocupação de refletir o que acontece na sociedade. Estamos em plena sociedade do conhecimento, e neste sentido a escola se apresenta como uma organização social que deve ter flexibilidade e fluidez para acompanhar e refletir o que se passa no mundo, com mudanças constantes em todos os níveis em ritmo acelerado.

Neste novo cenário, com o conhecimento cada vez mais conectado à convergência de tecnologias, as instituições de ensino enfrentam grandes desafios. Com as novas tecnologias presentes nas salas de aula, a gestão educacional também deve ser repensada. Hoje, é fundamental contar com o auxílio de sistemas capazes de integrar todos os processos, de maneira a facilitar e agilizar a gestão das instituições. Afinal, uma gestão orientada para resultados, com uma visão unificada da instituição em todos os seus aspectos e a centralização dos dados acadêmicos e informações financeiras dos alunos é fundamental para monitorar e analisar o desempenho.

Confira cinco aspectos para refletir e prestar atenção.

1.  Visão unificada da instituição
O uso de uma plataforma moderna e preparada para o gerenciamento de uma instituição de ensino traz, de imediato, um benefício bem palpável: a possibilidade de ter uma visão unificada da instituição como um todo (mantenedora e suas unidades). Isso pode facilitar os trabalhos tanto de acompanhamento do que acontece quanto de análise dos dados, traduzindo-se em mais eficiência e efetividade nas decisões e nas ações empreendidas.

2. Centralização dos dados dos alunos e da instituição como um todo
Com a integração total das informações, os dados estão disponíveis a qualquer momento no mesmo lugar, reunindo o que é importante saber, facilitando a consulta, a análise e a tomada de decisões, seja para acompanhamento pedagógico, para as atividades da secretaria, avaliações, etc.

3. Rotinas administrativas mais eficientes
Contabilidade, contas a pagar, orçamento, patrimônio, administração de pessoal, estoque, gestão de pessoas, atendimento a professores, alunos e colaboradores e outras tarefas ligadas à secretaria escolas são apenas alguns exemplos das rotinas que são sistematizadas e mais facilmente acompanhadas, atendidas e planejadas ao se contar com uma solução como o GVcollege. Ele foi desenvolvido de maneira a integrar os dados e os processos em um único sistema.

4. Agilidade na tomada de decisões
O fato de estarem integradas em um único sistema torna mais fácil e ágil a análise das informações da instituição como um todo. Melhor embasados, os gestores têm condições de tomar decisões a partir de análises mais precisas e, consequentemente, com menores riscos. Graças ao conceito de Business Intelligence, o sistema oferece uma interface altamente intuitiva, permitindo administração, personalização e distribuição dos dados de acordo com o perfil do usuário. As informações são visualizadas em modo gráfico e simplificado, possibilitando monitoramento dos indicadores de desempenho e comparação entre as unidades da instituição, por exemplo.

5. Redução da evasão e da inadimplência
Com toda a rotina sistematizada e integrada, é possível aumentar a eficiência e orientar a gestão para resultados. Um sistema com estrutura modular extremamente flexível pode ser adaptado para as necessidades específicas de cada instituição, independentemente do nível (da educação básica ao ensino superior). A integração leva a mais eficiência, o que acaba por se traduzir em menores índices de evasão e de inadimplência uma vez que possibilita estar a todo tempo acompanhando o que acontece e tomando medidas para combater estes problemas.

O GVcollege é capaz de conectar toda a comunidade escolar por meio de recursos web e atua como um portal de serviços e relacionamento para alunos, pais ou responsáveis, gestores e colaboradores. Não esqueça: com indicadores estratégicos, um bom sistema de gestão facilita a tomada de decisões, aumenta a eficiência nas rotinas administrativas e reduz os custos operacionais. Além disso, a integração total entre as diversas áreas da instituição por meio de um sistema eficiente e confiável permite conhecer e analisar as diferentes situações de modo a intervir de acordo com as necessidades. Converse com a GVDASA e saiba mais sobre nossas soluções para o setor de educação.



Deixe uma resposta