- 24 de maio de 2021
- Posted by: Marketing GVdasa
- Category: Sem categoria

Você sabe o que é gestão financeira? Muita gente pensa que gestão é apenas sobre contabilizar receita, calcular custos, organizar pagamentos e administrar dívidas. Mas, não é só sobre isso que a gestão financeira se trata.
Uma gestão financeira precisa ter estratégia e planejamento. A partir dessas duas táticas de organização e crescimento, é possível prevenir a sua instituição de passar por crises financeiras, por exemplo.
Como você enxerga a parte financeira da sua instituição hoje? Acredita que está operando da melhor forma possível? Ou vê a necessidade de melhorar o processo?
Se você acredita que pode melhorar, parabéns: você está no caminho certo!
A verdade é que sempre tem algo a melhorar, né? Então, continue lendo este post para descobrir a importância da gestão financeira educacional e como ela pode ajudar a sua instituição a crescer e evitar problemas.
O que é gestão financeira educacional?
Toda gestão tem como objetivo dar controle e organização aos envolvidos naquele departamento. Portanto, a gestão financeira, inclusive dentro da área educacional, são práticas que visam contribuir com uma melhor estruturação financeira da instituição.
Para isso, é preciso analisar e entender fluxos e processos já aplicados, para que novas soluções sejam implementadas, a fim de melhorar a situação atual.
Aqui estão alguns processos que podem ser analisados com o objetivo de criar um plano de ação efetivo e prático dentro da gestão financeira:
- Funcionamento do fluxo de caixa
- Entrada e saída do caixa
- Gastos com fixos com manutenção
- Valor médio e organização de gastos extras
Qual a importância da gestão financeira?
Se a sua instituição de ensino quer garantir a qualidade do serviço, é preciso ter organização nas questões internas. Se as finanças do seu negócio estiverem desorganizadas, com erros e sem planejamento, a probabilidade de outras áreas serem afetadas é muito maior.
Isso porque tudo dentro de uma empresa gira entorno dos investimentos e ganhos que são feitos. Se você precisa melhorar a experiência de aula remota dos seus alunos, você precisa de planejamento e investimentos. Se você precisa resolver um problema estrutural, você precisa de planejamento e investimentos. Se você quer oferecer novos serviços para seus clientes, você precisa de planejamento, organização e investimentos.
O ponto é: para ganhar, é preciso investir com planejamento. Investimento sem planejamento é gasto.
Manter uma gestão financeira educacional garante à sua instituição de ensino:
- Planos de ação mais focados na realidade financeira da sua instituição
- Condições de manter os gastos fixos determinados
- Clareza para enxergar gastos desnecessários
- Iniciar a construção de uma reserva financeira
- Mais tranquilidade para enfrentar crises (como a pandemia, por exemplo)
- Melhorar a qualidade de organização interna
- Otimizar recursos através de ferramenta de gestão
- E muitos mais!
A gestão financeira trabalha a partir da prevenção. É sobre olhar para o que se tem hoje, analisar sobre o que se deve ter amanhã e encontrar o equilíbrio. Um departamento financeiro equilibrado e inovador é construído por uma forma de organização inteligente e estratégica. Pensar diferente disso pode gerar dívidas e comprometer o futuro da sua instituição.
Como melhorar a gestão financeira educacional?
Tenha um planejamento estratégico.
Identificar fraquezas, forças, ameaças e oportunidades: este é o primeiro passo para criar um planejamento estratégico que abrace a gestão financeira do seu negócio. É o planejamento que vai guiar a sua instituição em momentos difíceis e contribuir com o desenvolvimento dela.
Leve em consideração as necessidades e desejos a curto, médio e longo prazo. Assim, será possível construir um plano mais objetivo e certeiro.
Acompanhe o departamento financeiro.
Por mais que você tenha uma equipe especialmente para tratar de questões financeiras, é importantíssimo que você saiba se elas estão andando conforme o planejamento. Que tal marcar uma reunião mensal ou de 2 em 2 meses para receber um feedback?
Entenda como trabalhar a inadimplência.
A inadimplência dentro de instituições de ensino pode prejudicar – e muito – a sua gestão financeira educacional. Para isso, é preciso que o seu negócio aplique ações que previnam ou evitem, como, por exemplo:
- Lembrete da data de vencimento ao aluno ou responsáveis (por e-mail ou aviso em canal de comunicação direta)
- Ação de cobrança em caso de atraso (por e-mail, aviso em canal de comunicação, telefonema, carta…)
- Uso de mensalidade via boleto
- Definir regras de pagamento (exemplo: pagamentos após o dia X estão sujeitos a multa ou punições)
- Gere descontos em pagamentos antecipados
- Renegociação
Invista em um sistema inteligente e integrado.
A tecnologia é uma grande aliada da gestão financeira. Isso porque ela garante uma organização ímpar, possibilitando automatizar e agilizar muitos processos que, por vezes, são bastante burocráticos.
Investindo em um sistema focado em educação, a sua instituição consegue:
- Focar seu tempo para pensar em estratégias
- Integrar informações em um só lugar, de forma segura
- Ter uma visão mais ampla das questões financeiras
- Automatizar cobranças e tarefas burocráticas
- E muito mais!
Com a GVdasa, você pode ter uma gestão educacional e financeira de qualidade, garantindo crescimento para a sua instituição. Sabe como? Por meio da integração de dados e automatização e otimização de processos. Quer conhecer mais sobre nossos sistemas modulares? Clique aqui para conhecer o GVcollege, nosso sistema para ensino básico, e clique aqui para conhecer o GVcentris, nosso sistema para ensino superior.
Aprendeu mais sobre gestão financeira por aqui?
Esperamos que sim! Para continuar acompanhando mais conteúdos sobre a área educacional, acompanhe a gente no Instagram, Facebook e LinkedIn. Até o próximo conteúdo! 😉