- 12 de julho de 2021
- Posted by: Marketing GVdasa
- Category: Área educacional, Educação e tecnologia

No início de 2020, todos fomos surpreendidos com o surgimento do novo coronavírus. Potente e perigoso, ele se espalhou pelo mundo, fez escolas e universidades pararem e gerou muitas dúvidas sobre o futuro sobre a educação pós-pandemia. A tecnologia, portanto, tornou-se ainda mais importante, visto a necessidade do distanciamento social, e contribuiu para que instituições de ensino começassem a pensar mais sobre inovação.
E o que mudou desde então? O que ainda vai mudar daqui para frente? No conteúdo abaixo, você irá encontrar alguns dos principais insights contidos no nosso e-book “Educação pós-pandemia: o que mudou e o que ainda vai mudar?”. Se você ainda não garantiu o material, clique aqui para baixar.
Os impactos na educação pós-pandemia até agora

O impacto do covid-19 na educação vai além do uso de máscaras, álcool gel e do distanciamento social. É possível afirmar, inclusive, que o prejuízo é incalculável, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem foi modificado. Com essa mudança, sem planejamento e previsão, a partir de uma necessidade maior, garantiu à área educacional consequências instantâneas, mas ainda trará muitas no futuro, infelizmente.
Dados importantes já mostram que o impacto foi instantâneo:
- A esquisa do Instituto DataSenado, divulgada em agosto de 2020, 35% dos alunos brasileiros tiveram suas aulas suspensas durante a pandemia; 58% passaram a ter aulas remotas; e 26% dos alunos de ensino público não possuem acesso à internet.
- Dados da Organização Internacional do Trabalho, divulgados em agosto de 2020, dizem que 65% dos alunos afirmam ter aprendido menos desde o início da pandemia.
Ou seja: os desafios do futuro já começaram. Se a sua instituição deseja mudar os dados acima, a hora de agir é agora. Levante dados sobre a sua instituição. Assim, será possível definir metas à curto, médio e longo prazo, que irão auxiliar no plano de ação e na retomada do crescimento.
O que pode ter causado maiores impactos na educação pós-pandemia?
Existem fatores dentro do cenário pandêmico que as instituições não detêm controle. Ou seja: mesmo prevendo a condição que viveríamos, não seria possível criar ações que diminuíssem o impacto dentro da área educacional.
Por outro lado, há fatores que, se organizados, auxiliariam as instituições a enfrentar a educação pós-pandemia de uma forma mais tranquila, podendo focar em um plano de ação mais eficiente.
- A falta de organização na gestão educacional: a primeira coisa a ser feita no início de uma crise é avaliar a qualidade da gestão educacional. Enxergar seus pontos fracos é a maior das qualidades de uma instituição. Portanto, a gestão educacional precisa estar em dia. Comece clicando aqui para conhecer e entender sobre os principais pilares da gestão educacional.
- A falta de tecnologia: a pandemia revelou o despreparo das instituições de ensino para o ensino remoto. Muitas delas tiveram de correr contra o tempo para se adaptarem ao novo momento, já que a tecnologia se mostrou alida no processo de ensino-aprendizagem.
- Despreparo das instituições e professores: é possível que quase ninguém tivesse um plano de ação pronto para enfrentar uma pandemia. Porém, o despreparo das instituições e dos professores acaba sendo uma consequência dos dois itens acima. Isso colaborou, então, para um maior sentimento de desespero, fazendo com que as tomadas de decisões se tornassem mais demoradas.
- Problemas de adaptação dos alunos: em um cenário sem tantas preocupações, é possível que a experiência do ensino remoto melhore. A adaptação dos alunos não é de total controle da instituição, mas pode trabalhada em conjunto, com demonstração de apoio e uma gestão mais organizada.
O que ainda vai mudar na educação pós-pandemia?
Não existe resposta correta, mas teorias e previsões é o que não faltam. E para se preparar para o futuro, é preciso estar atualizado sobre todas elas. No material “Educação pós-pandemia: o que mudou e o que ainda vai mudar?”, desenvolvido pela GVdasa, você encontra o conteúdo completo sobre educação pós-pandemia, assim como algumas previsões sobre o futuro. Para conferir o material completo, clique aqui.
Gostou desse conteúdo?
Então continue acompanhando a gente no Instagram, Facebook e LinkedIn. Lá, você vai encontrar vários conteúdos exclusivos sobre a área educacional.