- 19 de abril de 2021
- Posted by: Isadora Salines
- Category: Sem categoria

A relação de seus colaboradores e a sua empresa precisa ser aberta e eficiente. Com uma boa comunicação interna, é possível ter uma organização de processos, além de maior clareza e transparência de informações. Mas, você sabe o que é a comunicação interna e sua importância? Entende o impacto que ela pode ter no dia a dia da sua empresa?
Para ajudar você a construir um espaço com boa comunicação interna e ter benefícios diários, a GVdasa preparou um conteúdo especial sobre o assunto. Continue lendo para mais dicas.
O que é uma boa comunicação interna?
Para que seus funcionários entreguem o melhor de si aos seus clientes, não basta trabalhar apenas a questão de relacionamento: é também sobre organização e clareza. Isso quer dizer que basta enviar comunicados? Não, muito pelo contrário: o trabalho de comunicação interna é uma construção que deve ser aperfeiçoada sempre.
Em uma boa comunicação interna, estratégias e ações são pensadas com o objetivo de manter os colaboradores da empresa engajados e alinhados sobre questões da empresa. Para isso, existem diferentes formas de agir, desde treinamentos e dinâmicas descontraídas até implementação de ferramentas facilitadoras e canais de comunicação.
Para entender se seus colaboradores estão confortáveis com o espaço de trabalho, se questione:
- Eles parecem felizes? Parecem confortáveis em sugerir melhorias internas?
- Que tipo de reclamação você costuma receber? São sobre questões técnicas e processuais ou sobre organização? Elas foram solucionadas?
- Você conhece seus colaboradores, de fato? Sabe como é seu dia a dia?
- Que tipo de suporte você oferece a eles?
Caso as respostas sejam, em sua maioria, negativas, continue lendo esta postagem. As dicas a seguir serão importantes para a sua comunicação interna.
Quais os benefícios de uma boa comunicação interna?
Em qualquer ambiente de trabalho, a organização e a transparência são pontos valorizados. Uma empresa que trabalha sua comunicação interna faz com que o trabalho diário de todos fique mais leve, claro e fácil. Além disso, também traz outros benefícios como:
- Relações melhores dentro das equipes, já que há uma diminuição na quantidade de problemas e aumento da confiança por conta da transparência na comunicação;
- Colaboradores mais integrados e dispostos dentro da empresa, resultando em uma produtividade mais alta;
- Otimização de demandas e ganho de tempo;
- Melhoria no atendimento e serviço oferecido aos seus clientes;
- E muuuuito mais!
4 dicas para melhorar a sua comunicação interna
- Crie objetivos principais
Tudo começa pelo planejamento, certo? E para planejar, é preciso entender porque e com qual objetivo você está planejando. Portanto, tente identificar quais são as principais dores dos seus colaboradores. Com uma pesquisa ou uma simples conversa, você já consegue adquiri informações importantes para entender como está a sua comunicação interna atualmente.
Ao identificar as dores dos seus colaboradores, tente elecar objetivos principais e secundários. Isso ajudará você a tomar decisões por prioridade, alecerando todo o processo.
- Mantenha todos informados
Dentro de uma instituição de ensino, é muito importante manter todos os colaboradores atualizados sobre novidades e mudanças. Portanto, inclua no seu planejamento uma forma de compartilhar essas informações com todos, seja através de um e-mail marketing quinzenal/mensal ou de uma reunião. Isso trará, além de mais integração com a empresa, a sensação de que o trabalho não está monótono – o que é muito importante para a produtividade de todos.
- Crie ações internas recorrentes
Reuniões de feedback, palestras e workshops, happy hours, ações especiais em datas comemorativas: tudo isso pode fazer parte do seu planejamento. Quanto mais os colaboradores se sentirem cuidados e valorizados, melhor para a sua empresa e para os seus clientes. Lembre disso!
- Invista em soluções facilitadoras
Todo processo pode ser facilitado de alguma forma. Para tornar o trabalho dos seus funcionários mais prático, você pode, por exemplo, investir em um sistema de gestão educacional, que além de trazer mais organização para a instituição de forma geral, também otimiza o trabalho dos seus colaboradores.
A GVdasa oferece soluções que garantem maior organização e facilidade para todos os departamentos de instituições de ensino: secretaria, financeiro, administrativo, e muito mais! Para saber mais sobre as nossas soluções, clique aqui.
Gostou do post? Foi útil pra você? Então, siga a gente nas nossas redes sociais Instagram, LinkedIn e Facebook para mais conteúdos educacionais como esse. Até a próxima!