- 9 de agosto de 2021
- Posted by: Marketing GVdasa
- Category: Área educacional, Educação e tecnologia

É preciso mais do que uma boa qualidade de ensino para construir uma instituição de ensino renomada. E quem trabalha com a área educacional, sabe: atrair novos alunos nem sempre é simples. Com a internet, a concorrência fica a cada dia maior. Por isso, as estratégias precisam ser fortes e eficientes.
Não é segredo para ninguém: a tecnologia tem facilitado o caminho das instituições ao sucesso, além de ter criado possibilidades de captação. Mas, você sabe quais são os caminhos que a sua instituição de ensino pode trilhar para ter mais sucesso na captação de clientes?
Neste blogpost, você entenderá a importância da criação de estratégias para a captação de alunos, assim como dicas para conquistar mais alunos. Vamos ao conteúdo?
Conquistar alunos exige estratégia? Para que?
Pensar estrategicamente é a melhor forma de sobreviver a mudanças do mercado, afinal, sabemos que, de tempos em tempos, o cenário da área educacional muda e todos precisam se adaptar. A pandemia é um ótimo exemplo: aspectos políticos, econômicos, sociais e tecnológicos viraram notícia e foi preciso pensar em possibilidades rapidamente.
Quem olha para o agora e cria estratégias para problemas do futuro, cria um futuro melhor para a sua empresa. E não existe receita para criar as melhores estratégias. O que a sua instituição precisa é encontrar as próprias ferramentas para criar as suas melhores estratégias.
Por outro lado, o básico nunca sai de moda: sim, existe estratégias básicas que devem fazer parte da estrutura de qualquer instituição de ensino que busque crescer. Continue lendo e confira cada uma delas.
Conheça o seu cenário
Saber quem é o seu público não é uma estratégia, é um dever da sua instituição. Por isso, vamos expandir um pouco a visão e passar para você a seguinte dica: entenda onde a sua instituição está hoje.
Entender o cenário significa olhar para os pontos fortes e fracos da sua instituição e trabalhar ações em cada uma delas – inclusive nos pontos fortes, afinal, inovar é sempre bom, né?
Tente colocar no papel quais os pontos que a sua instituição tem urgência em melhorar em relação à comunicação e vendas e compartilhe com os times envolvidos. Conversar, planejar e criar estratégias: esse é o caminho.
Tenha uma equipe focada em marketing
Se a sua instituição não tem uma equipe de marketing, comece a pensar sobre essa possibilidade, afinal, ter profissionais focados na comunicação da sua instituição garante mais eficiência nas suas ações, tanto comerciais, quanto institucionais.
Os benefícios vão além da escolha de melhores estratégias, afinal, ter uma equipe própria de marketing garante:
- Comunicação estratégica com foco nos pontos fortes da sua instituição;
- Facilidade em adaptar e alterar o plano de ação;
- Um olhar comercial mais forte dentro do planejamento;
- Mais consistência e cuidado na forma de se comunicar;
- Processo de captação de alunos mais profissional;
- E muito mais!
Tenha canais de comunicação ativos e atualizados
A internet é, com certeza, um dos principais meios de busca por instituições de ensino. Por isso, para conquistar mais alunos, mantenha as o site da sua IE sempre atualizado, com todas as informações básicas, como endereço, telefone, fotos do local, grau de ensino ofertado, entre outros.
Além disso, tendo uma equipe de marketing, é possível dar um up nos nas redes sociais da sua instituição. Um planejamento focado nas necessidades do seu público pode conquistar alunos, fidelizar os atuais e ainda aumentar a popularidade digital da sua instituição.
Aqui vão algumas dicas de conteúdos úteis e interessantes que a sua IE pode trabalhar nas redes sociais:
– Comunicados sobre a instituição (data de férias, feriados, eventos abertos ao público, entre outros)
– Dicas de estudos (livros para saber mais sobre X assunto, como ter mais foco para uma prova, checklist de organização, entre outros)
– Novidades de interesse de alunos (como informações sobre o ENEM, por exemplo)
Crie conteúdo para atrair público ao seu site
Além de compartilhar a história, os benefícios e os diferenciais da sua instituição, é importante criar e compartilhar conteúdos que ajudem alunos e pais/responsáveis a entenderem quem é a sua instituição.
Dentro do site, por exemplo, a sua instituição pode ter a aba “conteúdo” com materiais práticos e produtivos que sejam do interesse do seu público. Em troca de dados como e-mail e nome, por exemplo, você já consegue ir criando uma relação com possíveis clientes através do e-mail marketing.
Muito provavelmente a sua instituição já tenha materiais que possam ser adaptados para serem disponibilizados desta forma. Olha só o que você pode usar:
– Vídeos de palestras ou seminários já apresentados;
– Cursos que disponibilizam certificação;
– Apresentação introdutória à um curso importante da sua instituição;
– Provas antigas ou testes para serem utilizados como exercícios;
– Materiais práticos de organização acadêmica (um planner semanal de organização de estudos, por exemplo);
– E muito mais!
Esteja onde o seu público está
Investir em mídia e em redes sociais é muito importante, mas você sabe como destacar a sua marca fora dessas ferramentas?
Hoje em dia, a experiência que uma marca proporciona é tão importante quanto seu produto. Então, por que não ser patrocinador de um evento? Fazer uma campanha com um(a) influenciador(a) que tem tudo a ver com a sua instituição? Ou até realizar uma ação social na região? Entrar em contato com o seu público através de algo que é atrativo e relevante para ele pode trazer bons frutos para a sua instituição.
A melhor estratégia para conquistar alunos é agir!
A verdade é essa: não existe estratégia melhor do que colocar a mão na massa constantemente. E para que isso aconteça, é preciso entender a importância da estratégia na captação de novos alunos.
Abaixo, estão mais 2 conteúdos superinteressantes que podem te ajudar nessa caminhada:
- Estratégia de e-mail marketing para instituição de ensino: como fazer?
- Redes sociais: como utilizá-las para melhorar a comunicação com alunos
Gostou desse conteúdo?
Continue nos acompanhando nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn para mais conteúdos sobre a área educacional. Até mais!