Renovação de matrícula: descubra como não perder alunos!

Sabia que é no período de renovação de matrícula que as instituições atingem o maior índice de desistências? Segundo um estudo do Educa Mais, cerca de 56% dos alunos que ingressaram em um curso acabam desistindo ou trocam de curso, ou seja, mais da metade dos alunos abandonam o curso.

A permanência dos estudantes em cursos superiores é ainda um dos maiores desafios das IES. Além da necessidade de criar estratégias específicas para manter alunos, as instituições precisam ter uma visão diferenciada para as causas e criar métodos preventivos que visam identificar e solucionar o problema antes mesmo de acontecer.

Confira como é importante investir em esforços direcionados no período de renovação de matrícula!

Como aumentar a taxa de renovação de matrículas

O sucesso de uma IES depende muito de um período de rematrícula bem-sucedido. No entanto, há forte necessidade de um planejamento que envolva a mobilização da equipe e ações estratégicas.

Por isso, inicialmente, avalie todo o histórico de perda de alunos que a instituição apresenta. Da mesma forma, tenha em mente as taxas de matrículas no começo de cada ano. A partir dessa análise, é possível identificar gaps de processos que precisam de atenção e criar ações efetivas.

Incentive antigos e novos alunos

Mesmo que as estratégias tenham como foco a permanência dos estudantes, vale a pena aliar com ações de atração de novos alunos. A partir de uma comunicação assertiva, direcionada e personalizada, sua IES pode mostrar aos estudantes os valores e diferenciais para incentivar a rematrícula ou matrícula. Estando à frente no posicionamento de mercado facilita muito a decisão do estudante em ficar ou abandonar o curso para cursar em uma outra instituição.

Facilite o processo de renovação de matrícula

Com a informatização cada vez mais ao alcance dos alunos, é imprescindível que sua instituição de ensino tenha um site profissional. A partir de um layout atrativo, conteúdos relevantes e rápido atendimento, a instituição se torna muito mais competitiva e presente no dia a dia dos estudantes.

Por isso, facilite o processo de renovação da matrícula por meio da rematrícula digital. Dessa forma, os estudantes terão como benefícios a redução da burocracia, redução de tempo investido e comodidade para realizar a rematrícula sem precisar sair de casa.

 

Quer uma solução eficaz no combate à evasão no período da rematrícula? Então você precisa conhecer o ERP da GVdasa. É um sistema de gestão integrado que padroniza, unifica e consolida informações. Diante disso, a instituição pode contar com processos mais organizados e com foco em resultados.

A partir desse sistema, é possível identificar todo o histórico escolar do aluno, assim como analisar e monitorar o desempenho através de indicadores estratégicos. Isso ajuda nas tomadas de decisões e na criação de estratégias preventivas.

Outra funcionalidade interessante do sistema é a Rematrícula WEB, uma ferramenta para gerenciar rematrículas em cursos seriados ou por disciplina realizadas diretamente no site da instituição. Quer saber mais? Confira a nossa solução e saiba como podemos te ajudar a não perder mais alunos!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.