Quatro exemplos de eventos para realizar na sua escola

Os eventos escolares ajudam os alunos a interagirem e a conhecerem colegas de outras turmas, aumentam a proximidade dos estudantes com os professores e envolvem os pais.

Isso ajuda a aproximar a família da instituição de ensino, o que é essencial para que o rendimento dos alunos melhore. Dessa forma, é importante que a escola invista em eventos diversificados, que possam atrair pais, alunos e a sociedade. Veja dicas e planeje o próximo!

Sugestões de eventos para a escola

Desde uma festa, até um evento com o intuito de informar podem ser interessantes. Confira algumas dicas e programe-se!

Feira de ciências

Dividir as salas em grupos e, com o auxílio dos professores, desenvolver projetos de ciências, é uma ótima maneira de movimentar alunos e atrair os pais. O evento é simples de ser organizado, pois boa parte dele será feito em sala de aula.

Depois, é preciso divulgar para os pais e cada turma pode apresentar os seus projetos dentro da sua própria sala. É uma forma divertida e construtiva de reunir pais e alunos na escola.

Feira de profissões

Escolas do ensino médio precisam se preocupar em ajudar os estudantes a escolherem um curso universitário. Uma maneira de fazer isso é programando uma feira de profissões.

Há várias formas de realizar esses eventos, como, por exemplo, convidar pessoas de diferentes áreas para falar sobre a rotina de trabalho em palestras curtas. Também é possível fazer stands nas áreas da saúde, agrárias, biológicas, humanas e exatas, com cartazes, banners e até vídeos informativos. Seja como for, é interessante ter pelo menos um profissional de cada setor para sanar as dúvidas e orientar os vestibulandos.

O ideal é fazer esse tipo de evento em um final de semana para poder contar com a presença da família. Além disso, sempre que possível, realize parcerias com universidades, pois, ninguém melhor do que os docentes ou até mesmo os alunos de graduação para falar mais sobre os cursos.

Ciclo de palestras

Os eventos também devem tentar envolver a sociedade como um todo. Para isso, é possível oferecer palestras e permitir a participação de qualquer pessoa. Os temas podem ser variados e de acordo com datas importantes como, por exemplo:

  • Câncer de mama em outubro, pelo Outubro Rosa;
  • Câncer de próstata em novembro, participando do Novembro Azul;
  • Cuidados com os animais em outubro, no dia 4, Dia dos Animais;
  • Reciclagem, em setembro, devido ao Dia do Meio Ambiente, entre outros.

Na semana do meio ambiente, é possível convidar um bombeiro para palestrar sobre incêndios. Já quando o assunto for saúde, médicos e enfermeiros poderão colaborar. Para falar dos animais, ninguém melhor do que um médico veterinário e assim por diante. Faça parcerias, atraia a sociedade, os pais e enriqueça o ensino!

Festas temáticas

Além das alternativas anteriores, as festas temáticas também são importantes. Elas envolvem pais e alunos e são uma oportunidade para ensinar um pouco sobre o folclore e crenças. Festa junina, dia das crianças, dia dos pais e das mães são algumas oportunidades de festejar e envolver a todos.

Além de eventos, há outras formas de estimular os alunos a estudarem e aumentar o rendimento. Veja algumas dicas!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.