Você faz uma boa gestão de professores? Descubra a importância 

Ter um corpo docente qualificado e preparado para trabalhar com a metodologia de ensino proposta pela escola é um grande passo para o sucesso. Contudo, para que essa eficiência dos profissionais seja bem aproveitada e resulte em qualidade de ensino, é de suma importância que o estabelecimento de educação conte com uma boa gestão de professores.

No geral, essa tarefa cabe ao diretor escolar. É ele quem tem que estar preparado para delimitar o papel de cada colaborador e garantir que o projeto pedagógico estabelecido seja cumprido. Além disso, tem o desafio de manter uma convivência harmônica dentro do ambiente escolar e trabalhar de forma que consiga extrair o que há de melhor em cada profissional.

O desafio é grande, mas a gestão de professores é um dos pontos mais importantes na busca pela excelência de ensino.

Importância da gestão de professores

Toda escola quer oferecer uma educação de qualidade e se destacar pelos bons resultados obtidos. Enquanto as instituições de ensino que trabalham com crianças de idade pré-escolar querem que elas deixem a sala de aula dando início ao processo de alfabetização, as escolas de ensino médio buscam uma grande aprovação dos seus alunos em vestibulares.  Para isso, investem em material didático de qualidade, professores qualificados e estrutura física.

Na sequência, é preciso conseguir extrair o melhor de cada professor, de modo que ele consiga oferecer um ensino de qualidade. É nesse ponto que entra a gestão de professores. Quando ela é bem realizada, o profissional se sente motivado e, consequentemente, se dedica mais ao trabalho e oferece mais qualidade de ensino.

Contudo, Embora a gestão de professores seja de suma importância, ela não é simples. Cabe ao gestor valorizar a equipe, oferecer treinamento e incentivá-los.

Dicas para uma boa gestão de professores

Os docentes precisam se sentir valorizados e saber que a escola precisa deles para obter sucesso. Tudo isso pode ser mostrado por meio de uma boa gestão de professores. Veja algumas dicas de como proceder.

Promova a valorização dos professores

O professor é quem tem contato direto e diário com os alunos. Dessa forma, o que ele transmite em sala de aula acaba afetando diretamente a imagem da escola.

Por isso, a direção precisa buscar a excelência na gestão de professores. Afinal, docentes motivados resultam em ganhos significativos no desempenho escolar dos discentes.

A valorização pode ser feita de várias formas. Uma delas é oferecer um salário adequado e compatível com o mercado. Além disso, é preciso ter plano de carreira e oferecer um ambiente de trabalho saudável.

Ofereça treinamentos

Cursos, palestras e até participação em eventos ajudam os docentes a se atualizarem e descobrirem novas formas de transmitir o conteúdo. Por isso, é importante que a instituição de ensino ofereça e custeie cursos e treinamentos. Esse gasto investimento dará retorno à instituição em forma de melhoria da qualidade de ensino e na maior motivação profissional.

Auxilie na solução de problemas

Ser o apoio que o docente precisa também faz parte de uma boa gestão de professores. Esteja pronto para auxiliar o professor, caso ele tenha alguma dificuldade, bem como orientá-lo quanto a problemas de indisciplina em sala de aula, dificuldade em cumprir a ementa da disciplina, entre outros.

O bom relacionamento é essencial para que a boa gestão de professores seja feita. Você está presente e disponível para os docentes da sua escola? Será que a sua escola é exemplar nesse sentido? Conheça os 6 principais indicadores de desempenho de instituição de ensino e descubra!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.