Marketing educacional: qual a importância para as instituições de ensino?

O marketing educacional é uma grande oportunidade para instituições de ensino, principalmente aquelas que querem se posicionar melhor no mercado e alcançar novos alunos. Porém, mais do que isso: no cenário em que estamos, deixar de investir em tecnologia e comunicação é um erro e pode fazer a instituição perder espaço para a concorrência.

Com o crescimento da área da educação, principalmente em nichos específicos, o marketing educacional se torna ainda mais importante. Mas, afinal, como trabalhar essas estratégias de comunicação dentro da instituição de ensino? É possível começar uma estratégia ainda hoje?

Se você quer tornar a sua instituição de ensino em uma referência na região e aumentar substancialmente o número de alunos, continue nos acompanhando e descubra como o marketing educacional pode ajudar o seu negócio!

O que é marketing educacional?

Primeiro, é importante entender o que é o marketing educacional e qual o papel dele dentro das instituições de ensino. Se você tem pouca noção de marketing, provavelmente deve pensar que ele é simplesmente algo relacionado a vendas.

A verdade é que uma boa estratégia de marketing educacional visa usar diversas ferramentas e táticas para melhorar a comunicação da instituição com o público-alvo.

Dentre os objetivos, aumentar o número de matrículas, reter estudantes e até mesmo melhorar o contato entre a instituição e seus clientes (alunos e responsáveis) são alguns dos mais importantes. Tudo isso utilizando de conceitos do marketing para traçar uma comunicação eficiente e voltada para esses resultados.

A base do marketing educacional está em utilizar diversos canais de comunicação, internos e externos, principalmente os de mídia digital. Redes sociais, site e um blog são pontos-chave de uma boa estratégia e podem ajudar a instituição a expandir rapidamente.

Qual a importância do marketing educacional?

Já falamos um pouco sobre o papel do marketing educacional, mas talvez você ainda não entenda exatamente a importância de investir nisso. A verdade é que, atualmente, ter presença nas mídias digitais é obrigatório para toda empresa, sobretudo para aquelas do setor da educação.

Afinal, com uma concorrência cada vez mais acirrada, uma das maneiras de ganhar espaço no mercado e se destacar é através da comunicação. Além disso, ela também pode ajudar a instituição a lidar com problemas comuns, como a evasão escolar.

E o melhor: estratégias de comunicação podem ser usadas pela instituição imediatamente, mesmo sem um grande investimento inicial.

Atua na captação e retenção de alunos

Uma boa estratégia de marketing pode ajudar a instituição a captar mais alunos durante o período de matrícula. Isso é importante principalmente para escolas que possuem concorrentes próximos e ajuda a instituição a criar diferenciais.

Estratégias como distribuição de folders são uma possibilidade, mas não as únicas. Também é possível criar publicidades extremamente direcionadas através das redes sociais, e conseguir um longo alcance mesmo sem investir muito dinheiro.

Ajuda a melhorar a comunicação com o público-alvo

O ponto central do marketing educacional é tornar a comunicação com o público mais eficiente. O resultado disso são surpreendentes, pois podem auxiliar na retenção e fidelização de estudantes, além de possibilitar alcançar novos públicos.

Porém, não se resume a isso. Quando falamos em comunicação, estamos nos referindo também ao relacionamento entre a instituição e os estudantes e responsáveis. Uma comunicação ineficiente pode gerar atritos desnecessários e fazer com que alunos saiam da instituição.

Dessa forma, o marketing educacional une estratégias de comunicação interna e externa, e pensa em maneiras de otimizar ao máximo os comunicados da escola.

Outras vantagens de aplicar estratégias de marketing nas instituições de ensino também dizem respeito à melhora da imagem da mesma para o público e aumento no reconhecimento da marca, por exemplo. Eventos escolares, que podem ser usados para a captação de novos estudantes, também possuem mais visitantes quando você utiliza o marketing educacional.

Gostou das estratégias de marketing para instituições de ensino? Se você gostou, acompanhe nossas redes sociais e tenha muito mais acesso a dicas de gestão educacional!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.