Os 5 maiores desafios na gestão acadêmica das IES

O número de instituições de ensino superior aumentou. Os dados são da Revista Ensino Superior e mostram que em 2017 o Brasil apresentava mais de 2,4 mil instituições de ensino superior. Nesse cenário, o mercado educacional tem apresentado um ambiente altamente complexo e a busca por diferenciais competitivos torna-se um grande desafio para as IES.

Sendo assim, existe uma série de fatores e falhas de gestão que impactam no sucesso de uma IES. Separamos algumas dicas que podem auxiliar os gestores das IES a tomar decisões assertivas que colaboram com o desenvolvimento da instituição. Confira!

1 – Planejamento estratégico

Esse é um dos maiores desafios e um fator que impacta diretamente na saúde financeira da instituição. Quando não existe um planejamento estratégico por trás de todas as ações, fica difícil mensurar o que a instituição precisa, o que está funcionando e o que não vale investimento.

Um plano eficaz de negócios que contém metas de curto e longo prazo é essencial para manter a organização da IES. Nesse caso, é importante que todos os setores estejam integrados para que as informações sejam unificadas e de fácil acesso para análise.

2 – Lidar corretamente com a inadimplência

A inadimplência é um dos desafios que impacta negativamente na reputação e na evolução das IES. Sem o pagamento das mensalidades não há possibilidades de investir em tecnologia ou em outras áreas para desenvolver novas ações estratégicas.

Contudo, é possível evitar e prevenir a inadimplência por meio de um sistema de gestão integrada eficaz. Quando não existe organização e métodos de gestão, a IES pode contrair dívidas altas e comprometer a qualidade de administração, a infraestrutura ou a qualidade de ensino.

3 – Falta de investimento em marketing

Trabalhar a imagem da instituição de ensino é crucial para aumentar a captação de estudantes. Uma IES que constantemente atrai novos alunos apresenta uma situação financeira saudável, o que possibilita o alcance dos objetivos.

Além disso, o marketing ajuda a segmentar o perfil ideal de estudantes para a sua instituição. Dessa forma, fica mais fácil criar uma comunicação direcionada e eficiente. Vários são os motivos que levam um estudante a escolher a sua IES, porém, um dos principais é, sem dúvidas, a imagem da instituição.

A imagem da IES que chega até o potencial estudante deve deixar bem claro que pode suprir todas as suas necessidades e objetivos. Isso somente é possível com investimentos em ações personalizadas de marketing.

4 – Relacionamento com os estudantes

Esse é um fator que auxilia na prevenção da evasão escolar. A partir do momento em que a IES investe em ações de relacionamento com os estudantes é possível criar estratégias de retenção eficientes e promover a interação do aluno com professores.

Além disso, quando existe um canal próprio de relacionamento, facilita o compartilhamento de informações em massa, o que reduz o tempo de execução e aumenta a produtividade da instituição.

5 – Falta de investimento em tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos estudantes e as IES precisam definir estratégias que usufruam desse novo meio de aprendizado. A transformação digital nas IES ajuda muito a tornar a metodologia de ensino mais eficaz, o que consequentemente colabora com a satisfação dos estudantes.

Outras mudanças significativas que são percebidas ao integrar a tecnologia em sala de aula é o aumento do engajamento do aluno com as aulas e da interação com os professores.

Essas mudanças tornam a IES muito mais competitiva, com um aumento a receita a médio e longo prazo e com posicionamento de referência no mercado.

E a sua instituição de ensino superior, já está implementando novas ações de gestão para lidar com todos esses desafios? Conheça o GVcollege, nossa solução de sistema de gestão integrada, e saiba como podemos ajudar sua IES a obter informações consistentes, processos qualificados e tudo isso com maior redução de custos!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.