Você sabe o que é sala invertida? Confira os benefícios

Não há dúvidas do quanto a tecnologia transformou a sociedade, certo? Um grande desafio nesse cenário é propor metodologias ou mesmo modelos de sala que acompanhem o novo ritmo dos estudantes e criem um processo de aprendizado eficiente.

Se você está buscando um modelo de ensino eficiente e que reforce o papel do professor, vai encontrar na sala invertida uma boa oportunidade. Também conhecida internacionalmente como Flipped Classroom, esse modelo auxilia instituições de ensino a trazerem a tecnologia para junto da educação.

Ainda que seja um modelo cada vez mais conhecido, poucos realmente entendem como ela funciona. Quer descobrir, afinal, o que é sala invertida? Nos acompanhe neste artigo e descubra como esse modelo pode ajudar sua instituição a melhorar a qualidade de ensino.

O que é sala invertida?

Não é muito difícil entender o que é sala invertida, principalmente se levarmos em consideração o conceito que já temos de uma sala de aula tradicional. Hoje, é comum que o aprendizado em instituições de ensino seja baseado em um professor dando uma aula explanando sobre determinado assunto, e passando exercícios para os estudantes realizarem em casa.

A sala invertida é, justamente, o contrário disso. E se o estudante aprendesse o assunto em sua casa, através de videoaulas, ebooks, games educacionais e tantos outros, e os exercícios (famosos “deveres de casa”) fossem realizados em sala de aula junto ao professor?

Parece um grande desafio, principalmente para professores que já trabalham há muitos anos com o modelo de sala de aula convencional. Porém, as vantagens desse novo modelo são incontáveis, melhorando o aprendizado e valorizando ainda mais o papel do professor em sala.

Isso porque o professor é uma figura fundamental na sala invertida. É ele que visualiza as dificuldades de cada estudante e trabalha diretamente nelas de forma personalizada, garantindo um aprendizado mais eficiente em todos os sentidos.

E não para por aí. Confira no próximo tópico os benefícios mais importantes da sala de aula invertida.

Quais os benefícios desse método de ensino?

Existem algumas versões diferentes de sala invertida, e vale a pena o profissional testar quais delas funciona melhor para a turma. Mas uma coisa é fato: em todos os casos, os benefícios do uso desse método é visível e traz bons frutos para a qualidade de ensino da instituição.

Abaixo, confira alguns dos resultados positivos comumente gerados por essa metodologia de sala de aula.

Aumenta o engajamento dos estudantes

O primeiro passo para o aprendizado em uma sala invertida precisa ser dado pelo próprio estudante. O material de ensino básico é fornecido pela instituição, mas o papel de estudá-lo e até mesmo procurar outras referências, é exclusiva do estudante.

E os resultados disso são visíveis. Essa é uma forma de aprender muito mais proativa. Além disso, os exercícios e discussões em sala de aula ajudam a expandir os horizontes do aluno, dando outras versões sobre o assunto estudado e tornando todo o conhecimento mais sólido.

Melhora o processo de aprendizado

Outra vantagem da sala invertida é que ela permite que o aluno estude no momento mais propício para isso e em seu próprio ritmo. Se ele não entendeu uma parte do assunto, pode repetir o vídeo o quanto quiser, ou mesmo buscar outras referências.

O papel do próprio professor se torna mais eficiente, nesse processo. Afinal, o aluno já leu e formulou suas próprias ideias sobre o assunto, então possui dúvidas mais complexas e que podem ser solucionadas pelo professor em sala de aula.

Permite um ensino personalizado

A sala invertida também permite que o professor observe de perto as dificuldades de cada estudante com o assunto. Na prática, isso permite que o profissional atue de forma personalizada, atendendo as dificuldades dos alunos de forma individual. Essa é uma forma eficiente de respeitar o ritmo de aprendizado de cada estudante.

Valoriza o papel do professor

Já deve ter ficado claro nos tópicos anteriores, mas não podemos deixar de reforçar que esse é um modelo de ensino que valoriza ainda mais o papel do professor como um educador.

Aqui, é importante que o profissional não se enxergue como alguém que passa informação para a turma, mas, sim, como um mediador do conhecimento. Em outras palavras, o professor se torna uma ponte segura entre o estudante e o assunto estudado.

E então, descobriu o que é sala invertida? Se você gostou das dicas e quer descobrir muito mais informações importantes para melhorar a qualidade de ensino da sua instituição, nos siga através das redes sociais!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.