Você sabe o que é inteligência de dados? Descubra como usá-la na gestão educacional

Você já ouviu falar em inteligência de dados? Apesar de não ser um termo muito conhecido entre as instituições de ensino, a verdade é que aplicá-la na estratégia pode transformar completamente os resultados da gestão escolar.

Além das grandes empresas, pequenas e médias instituições também conseguem utilizar a inteligência de dados na gestão escolar de maneira eficiente, garantindo a redução de problemas comuns e aumentando a lucratividade do negócio.

Mas, afinal, o que é a inteligência de dados e como aplicá-la em sua instituição? Continue nos acompanhando neste artigo e descubra tudo o que precisa saber para melhorar a gestão da escola agora mesmo!

Inteligência de dados: o que é?

Apesar do nome ser pouco conhecido entre as instituições do Brasil, ela já é aplicada por milhares de empresas ao redor do mundo.

Através da inteligência de dados, você coleta e analisa dados importantes relacionados à operação da instituição de ensino. Isso quer dizer que você mantém arquivado todos os dados relacionados à evasão de estudantes, pagamentos, notas dos alunos e muito mais.

Em outras palavras, tudo que acontece dentro da sua instituição é registrado e mantido em arquivos que podem ser acessados quando a equipe de gestão quiser. E é aí que entra a questão chave da inteligência de dados: essas informações coletadas são transformadas em informações ricas, que podem ajudar a instituição a identificar e resolver problemas comuns.

Tudo isso através de análises feitas por sistemas eficientes, junto à análises da própria equipe da gestão educacional da instituição. Abaixo, confira algumas vantagens!

Aumenta a produtividade

Um dos maiores benefícios da inteligência de dados na gestão educacional está fortemente relacionada ao ensino. Com dados apurados sobre os resultados dos estudantes, é possível traçar estratégias que ajudem no aprendizado dos estudantes, identificando problemas comuns na sala de aula, como identificar turmas que estão tendo dificuldades em assuntos específicos de uma disciplina.

O melhor é que esses dados podem ser acompanhados tanto pela coordenação, quanto também pelos próprios professores. Com dados minuciosos sobre cada estudante em mãos, o professor pode identificar aqueles que estão tendo mais dificuldades e lidar diretamente com eles.

Amplia a visão do negócio

Outro grande benefício da inteligência de dados é que a instituição de ensino tem uma visão muito mais ampla e estratégica. O processo de tomada de decisão se torna mais efetivo com o auxílio de dados, o que pode ajudar a instituição a evitar problemas comuns, como a evasão escolar.

Aumenta a lucratividade

Como todos os processos da escola se tornam mais eficientes, é comum que a instituição de ensino também veja a sua lucratividade aumentar depois de aplicar a inteligência de dados em sua estratégia. Os dados podem ser cruciais para aumentar o número de matrículas de forma eficiente e até mesmo para tornar a instituição em uma referência de ensino na região.

Como usar a inteligência de dados na gestão educacional?

Agora que você já sabe o que é a inteligência de dados e como ela pode ajudar a sua instituição de ensino a crescer, deve estar se perguntando qual o próximo passo.

Esse é o dilema de muitas instituições, mas o processo é mais simples do que parece. O essencial é que você utilize as ferramentas certas, invista em tecnologia e capacite bem a sua equipe.

Abaixo, confira alguns dos pontos que podem ajudar a sua instituição de ensino a começar a usar a inteligência de dados a favor de uma gestão educacional eficiente!

Melhorias na comunicação da escola

O primeiro passo é melhorar todo o processo de comunicação dos setores da instituição de ensino. Alinhar os setores internos da escola ajuda a traçar estratégias mais eficientes e evita que informações fiquem perdidas.

Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são uma grande oportunidade para instituições de ensino que querem crescer e se tornar uma referência na região em que atuam. Fazer o acompanhamento dos indicadores é crucial para usar a inteligência de dados à favor da instituição, e pode ajudar a mesma a melhorar pontos importantes.

Sistema de gestão educacional

Um sistema de gestão educacional eficiente é fundamental para que a equipe tenha dados reais da instituição. Além de centralizar a gestão de todos os setores da escola, um sistema de gestão também coleta e arquiva todos os dados importantes da instituição.

E então, descobriu o que é a inteligência de dados e como ela pode ajudar a sua instituição de ensino a crescer? Nos acompanhe através das redes sociais e receba informações e dicas importantes sobre gestão educacional!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.