O que é inovação?

O que é inovação?

Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias, inovar não requer que você seja criativo mas requer que você tenha uma visão para realizar mudanças significativas orientadas ao resultado.

Quais os tipos de inovação

Existem diferentes formas de inovação e podem ser classificadas em diversas maneiras:

  • Inovação de produto: caracteriza-se por alterações em atributos de um produto, características;
  • Inovação de processo: caracteriza-se por mudanças no processo de construção de um produto ou serviço. Não gera necessariamente um impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, aumentos de produtividade e redução de custos.
  • Inovação de modelo de negócio: são mudanças voltadas para a forma como o produto ou serviço é oferecido ao mercado. Não implica necessariamente em mudanças no produto, mas na forma como ele é apresentado ao mercado.

Inovação incremental e inovação radical

  • A inovação incremental é realizada através de pequenas melhorias garantindo pequenos avanços e benefícios percebidos pelo consumidor, ou seja nenhuma mudança drástica ou expressiva.
  • A inovação radical é realizada de forma expressiva, totalmente percebida pelo consumidor. Requer uma maior precisão. Normalmente traz novos paradigmas ao mercado.

Por que inovar?

Inovar é buscar resultados, é não estagnar, é não deixar ser ultrapassado! Nos tempos de hoje a inovação não é uma opção é uma necessidade, o mercado se altera todos os dias e para se manter competitivo é necessário que esteja seguindo a linha da inovação ou melhor ainda, ditando ela.
Lembre-se: as maiores empresas criam a necessidade em seus consumidores antes mesmo que eles a tenham.

Qual o momento de inovar?

A crise sempre gera mudanças, então seria na crise o melhor momento para INOVAR? A resposta é: NÃO! Você não tem que esperar os números começarem a cair para se mexer, talvez não seja possível se recuperar a tempo.
É exatamente quando tudo vai bem que você deve se preocupar com a inovação, buscar dentro do seu processo, no seu produto o que poderia ser ainda melhor, quais benefícios você ainda pode entregar, quais processos você pode otimizar.

Como engajar todos em uma ideia de inovação?

Certo dia eu estava participando de uma palestra de inovação, onde o palestrante perguntou a todos:
– Vocês amam seus filhos?
A resposta foi unânime, todos responderam um grande sim. Na sequência o palestrante seguiu perguntando:
– Quem ama os filhos dos seus vizinhos?
Praticamente ninguém levantou a mão. O palestrante então falou para substituirmos neste contexto os filhos por ideias. Pois é, nós amamos nossas ideias, mas muitas vezes não queremos nem escutar as ideias de outras pessoas. Da mesma forma elas irão agir com você. O melhor caminho é fazer todos se tornarem parte da família, desta maneira as ideias serão filhas de todos e, por consequência, será mais fácil a aceitação. Busque trazer para família principalmente aquelas pessoas que decidirão mais a frente se devemos investir ou não na ideia.



Deixe uma resposta