Mobilidade como ferramenta de apoio na gestão da Instituição

A gestão de uma instituição de ensino é um processo complicado. E se torna quase impossível quando você não tem acesso às informações certas de forma rápida, o que pode dificultar na hora de tomar decisões importantes ou identificar problemas antes que eles se tornem graves.

Controlar tudo da escola de maneira manual pode gerar uma verdadeira confusão na gestão da instituição e até mesmo tornar ainda mais difícil usar análise de informações à favor da administração. Por outro lado, investir em sistemas de gestão educacional integrados, focados em um acesso rápido, pode ser diferencial que tornará a sua instituição em uma referência na região.

Quer descobrir as vantagens da mobilidade como uma ferramenta para a gestão da sua instituição de ensino? Acompanhe este artigo e confira alguns dos pontos mais importantes que podem ajudar você a transformar sua gestão educacional!

Afinal, qual a importância da mobilidade para a gestão educacional?

Ter acesso rápido às informações sobre sua escola, em qualquer lugar, é um passo fundamental para tornar toda a gestão mais eficiente. E não é preciso ir muito longe para entender porquê: substituir a papelada por um único sistema integrado permite que todos da equipe de gestão tenham acesso às informações mais importantes sobre a instituição.

Isso permite que a gestão educacional faça mudanças cruciais em sua estratégia no decorrer do ano, sem precisar esperar até o fim do semestre ou do ano letivo para reagir aos problemas que aparecerem. Por exemplo, identificar a evasão de estudantes nos primeiros meses do ano letivo pode ser fundamental para resgatar esses alunos ou até mesmo evitar que outros sigam esse mesmo caminho.

E esse é só o início. Abaixo, descubra como a mobilidade e facilidade em acessar informações sobre a instituição de ensino podem melhorar a gestão de forma imediata.

Ter maior controle financeiro

Saber se está tudo bem com o fluxo de caixa e se há uma taxa anormal de inadimplentes é fundamental. O problema é que em uma gestão baseada em ferramentas analógicas, como o famoso livro de contas, dificulta a visualização de dados que deveriam ser alarmantes, como o grande aumento de estudantes que deixaram de pagar em um mês específico.

Ter acesso à essas análises o quanto antes é a melhor maneira de traçar estratégias rápidas, visando solucionar a situação ainda durante o ano letivo. Sistemas de gestão educacional focados em alto resultado, como o da GVDASA, permitem fazer essa administração financeira ampla e dá informações ainda mais completas sobre o funcionamento da instituição de ensino.

Auxilia no controle de acesso dos alunos

E se você pudesse identificar e reagir à evasão de alunos antes mesmo do semestre ou ano letivo acabar? Essa é uma possibilidade que o acesso à análise de dados minuciosos pode dar.

Em um sistema de gestão educacional, a instituição tem acesso constante aos dados relacionados ao controle de acesso dos estudantes. O próprio sistema também consegue identificar padrões de falta que identificam a evasão escolar antes mesmo dela acontecer por completo.

Em outras palavras: mais chances de sua instituição se comunicar diretamente com os estudantes e evitar que eles tranquem ou simplesmente abandonem o curso.

Facilidade para acompanhar o desempenho de estudantes

A possibilidade de acessar o histórico de todos os estudantes de maneira prática pode ser um grande facilitador da vida não só dos professores, mas também dos coordenadores do curso. Identificar dificuldades da turma o quanto antes pode auxiliar a criar estratégias que visem um apoio ainda maior aos alunos e professores, o que aumenta a qualidade de ensino e satisfação dos próprios estudantes.

Para o próprio professor, um sistema desse tipo pode ajudar a identificar estudantes que estão tendo mais dificuldade, ajudando a criar planos de aula inclusivos e trabalhar de forma personalizada com cada turma.

Processos como esses podem ser fundamentais para evitar tantos outros problemas em uma instituição de ensino, como a evasão escolar, por exemplo.

Possibilidade de melhorar rapidamente o projeto pedagógico

Já falamos no tópico anterior como a mobilidade pode auxiliar professores e coordenadores a criarem estratégias para lidar com os alunos com dificuldades. Outra grande vantagem, sobretudo para os coordenadores do curso, é o acesso à dados que podem ajudar a orientar mudanças rápidas (e necessárias) no projeto pedagógico.

Ou seja, se os dados apontam as dificuldades de toda uma turma em matérias específicas, talvez seja necessário fazer ajustes no projeto pedagógico para garantir o melhor aprendizado desses estudantes.

Ficou claro como a gestão automatizada de informações pode ajudar a gestão educacional da sua instituição de ensino? Se você gostou, aproveite para descobrir exatamente como funciona um sistema de gestão integrado e como ele pode auxiliar a instituição de ensino a crescer imediatamente!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.