LMS: a contribuição do Learning Management System para a educação

A disseminação das tecnologias impactou a educação de formas diferentes, ao longo do tempo. No princípio, os dispositivos eram vistos quase como inimigos a serem combatidos – desperdícios de tempo e concentração, especialmente para os estudantes mais jovens. Hoje, já utilizamos os recursos tecnológicos de diversas formas a fim de expandir as fronteiras de tempo e espaço encontradas nas salas de aula.

O Learning Management System (LMS), traduzido livremente como Sistema de Gestão de Aprendizado, apresenta soluções tecnológicas inteligentes para este processo. Ele funciona por meio da aplicação de metodologias pedagógicas no e-learning (também conhecido como EAD – ensino à distância), tornando o processo de aprendizado mais dinâmico e interativo.

 

O Learning Management System nas instituições de ensino tradicionais

Esta tecnologia pode ser usada, também, pelas instituições de ensino consolidadas no método de educação tradicional – que exige a presença física de alunos e professores, ao mesmo tempo, em um local determinado. A formação complementar, por meio de cursos e palestras ministradas no ambiente digital, pode agregar muito valor à formação dos seus alunos e representar um diferencial competitivo importante perante a concorrência.

O ensino realizado através do LMS permite flexibilização e adaptabilidade à rotina de todos – mesmo aqueles que, normalmente, não teriam tempo para se dedicar a uma nova formação podem fazer isto nas horas livres, em casa. Sendo assim, a hospedagem, gerenciamento, divulgação e venda de cursos paralelos ao ensino regular proporcionado por uma IES nunca foi tão fácil de executar.

 

LMS: a contribuição do Learning Management System para a educação

 

LMS na educação corporativa: é aplicável?

Em um período de crise econômica, como o que vivemos atualmente, é fundamental que se encontrem saídas para o aumento do público-alvo através da criação de novas oportunidades. Ainda que o meio educacional inove muito menos neste sentido, em função da dificuldade relacionada à mensuração do valor da educação, também é possível utilizar a tecnologia para ampliar estes horizontes.

Através do Learning Management System, você pode colocar a expertise da sua instituição a serviço de uma corporação, promovendo treinamentos corporativos e técnicos sob demanda nos ambientes virtuais. Este é um dos principais impactos da tecnologia na educação: torna-se mais fácil a integração com outras áreas, aumentando as formas de atuação para a sua IES.

 

Funcionalidades

As possibilidades de geração e apresentação de conteúdo são diversas. Todos os recursos disponíveis em um computador podem ser utilizados, de videoaulas e transmissões ao vivo para um contato mais direto a alternativas que estão presentes em salas de aula regulares – como slides e textos diversos.

É importante que a plataforma esteja preparada para adequar-se às suas necessidades de personalização, da parte visual aos recursos de gestão de conteúdo. Afinal, o investimento em uma tecnologia é feito para que os processos organizacionais se tornem mais ágeis e inteligentes – sem a demanda de tempo extra de adaptação.

O LMS é uma alternativa simples e intuitiva, que proporciona grande economia de recursos e aumenta significativamente as possibilidades que o seu negócio pode oferecer – tanto para alunos já matriculados, quanto para o seu público-alvo.

 

Impacto da tecnologia na interação na comunidade acadêmica

Adaptar uma solução tecnológica como o LMS à sua instituição de ensino compreende, também, a integração dela a todos os outros recursos que você já utiliza. Afinal, elas podem ser utilizadas como um grande conjunto de ferramentas dedicado ao armazenamento, gerenciamento e distribuição de informações e conteúdos de aprendizado essenciais.

Informações como o registro de atividades e desempenho do aluno coletados no LMS, por exemplo, podem ser integradas a um software de gestão educacional como o GVcollege, possibilitando que pais e alunos visualizem as notas das atividades através do portal da instituição. Além disso, a integração de um LMS com um software de gestão facilita rotinas, agiliza tarefas e otimiza processos.

Portanto, os recursos tecnológicos podem ser fundamentais para o crescimento da sua instituição – desde que usados com inteligência e velocidade, a fim de acompanhar as inovações do mercado educacional. Pesquise, tire dúvidas e não hesite na hora de investir nas soluções que estão transformando todos os conceitos pré-estabelecidos existentes no meio educacional. E conte com a GVdasa neste processo.



Deixe uma resposta