Gestão da permanência e sua importância na prevenção da evasão nas IES

A evasão escolar é um dos grandes desafios das instituições de ensino superior no atual cenário educacional. O aumento exponencial de cursos EAD, a oferta de cursos de baixo custo, os cortes do FIES e a instabilidade econômica, tornam ainda mais desafiadora a tarefa de captar e reter estudantes.

A implantação da gestão da permanência tem sido a solução encontrada pelas IES para aumentar os índices de captação e retenção de seus estudantes.

Sustentada pelo tripé experiência do aluno, suporte acadêmico e atuação preditiva, a Gestão da Permanência define as ações que visam aumentar as taxas de retenção. Mas será que é possível implementar medidas para diminuir ou prevenir a evasão escolar?

Se a sua instituição de ensino ainda não implementou uma gestão da permanência eficiente, verá a seguir 4 grandes motivos para começar a planejar essa ação o quanto antes!

4 motivos para implementar a gestão da permanência

1 – Ajuda a identificar as causas da evasão

Uma gestão da permanência bem estruturada, com processos e ferramentas específicos, ajuda a identificar os principais motivos da evasão escolar. Dessa forma, é possível criar ações corretivas para reverter a evasão, assim como atuar proativamente e evitar que novas situações como essas aconteçam futuramente na sua instituição de ensino.

2 – Previne problemas recorrentes

Quando uma instituição de ensino identifica um forte índice de crescimento de evasão começa a identificar também novos problemas como impacto na receita previsível, problemas financeiros, falhas no processo de captação de estudantes, dentre outros.

Nesse caso, a gestão da permanência consegue atuar de forma preventiva, garantindo a retenção dos alunos e evitando todos esses desequilíbrios. Como bons exemplos de ações práticas, podemos citar o gerenciamento de vários indicadores como reclamações, número de faltas, desempenho acadêmico, histórico de cursos, transferências, etc.

Com isso, o gestor tem em mãos dados valiosos que serão fundamentais para identificar os potenciais riscos de evasão e gerenciar melhor o desempenho da instituição.

3 – Implementação da estratégia de acompanhamento da jornada do aluno

Uma das melhores formas de evitar a evasão dos alunos é fazer um acompanhamento da jornada estudantil – uma das principais ações da gestão da permanência –, que visa extrair dados das mais diversas fontes para posteriores tomadas de decisões, como vimos anteriormente.

Os medidores da jornada do aluno ajudam não somente a diminuir a evasão como garantir a retenção dos alunos. Além disso, colabora também para o aumento do engajamento entre estudante e instituição de ensino, inserindo práticas de atendimento humanizado, fornecimento de ferramentas de produtividade/praticidade e relacionamento, o que gera automaticamente o aumento da confiança na instituição.

4 – Facilita a criação de um plano de retenção

Toda IES precisa ter um plano de retenção se quiser aumentar a sua taxa de permanência. Com isso, é possível controlar diversas variáveis que influenciam a evasão. Os principais benefícios são monitorar estudantes que estão em risco e gerenciar o crescimento da retenção.

Contudo, para montar um excelente plano de retenção são necessárias muitas informações que são coletadas, justamente, a partir de uma boa gestão de permanência. A junção desses dois trabalhos resulta na elaboração de estratégias e metas que contribuem para o crescimento exponencial da instituição.

Com o GVanalytics, sua instituição identifica antecipadamente as tendências à evasão e baixo desempenho possibilitando que sejam tomadas ações proativas para retenção de seus estudantes.

A solução conta com mais de 100 indicadores que ajudam na construção de um plano de retenção eficiente. Esses indicadores permitem acertar com 90% de precisão a probabilidade de evasão dos alunos.

Além disso, o GVanalytics é uma ferramenta imprescindível para garantir o bom desempenho de uma gestão de permanência. Quer conhecer mais sobre a nossa solução? Então acesse agora mesmo a página que traz informações completas ou solicite um diagnóstico para sua instituição!

Temos um e-book completo e totalmente gratuito que fala mais sobre como reduzir a evasão e melhorar os resultados da sua instituição. Baixe agora mesmo!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.