Ferramentas de marketing educacional: as melhores para aperfeiçoar a relação professor-aluno

A instituição de ensino, seja escola ou IES, é o principal ambiente de construção social e troca de conhecimento.. A relação professor-aluno é um dos  pilares essenciais que para essa construção. Como tornar esse relacionamento o melhor possível? 

Além de fatores pedagógicos, o uso de ferramentas de gestão educacional também pode auxiliar, e muito, nesta relação. Quer saber como otimizar esse relacionamento? Continue lendo.

A relação professor-aluno dentro de aula

A forma de condução da turma muda toda a relação professor-aluno. Sendo assim, para otimizar esse relacionamento, o professor deve:

Ser transparente. Em sala aula, o ideal é ser claro(a) em relação a regras, formato de provas, formas de avaliação, assim como periodicidade de avaliação. 

Fomentar o questionamento. Um professor autocrático acaba diminuindo as possibilidades de evolução dos alunos. Liderar uma turma é como liderar um time: com firmeza, mas com vulnerabilidade para entender que existem outros pontos de vista e que tudo é uma construção em grupo.

Ser um gestor. O professor é o gestor de conflitos e relações em sala de aula. Ter segurança não só na disciplina que ensina, mas também na postura que adota perante seus alunos é essencial para uma  boa gestão. 

Contextualizar as atividades. Principalmente depois da mudança brusca que o isolamento social 9 trouxe, é necessário entender o cenário do aluno e da instituição. Isso ajuda  professor a criar um relacionamento mais próximo.

Professores online e a nova forma de se relacionar com alunos

Os professores se adaptaram ao formato online e todo gestor deve entender que faz parte diretamente dessa adaptação. A relação professor-aluno mudou  e a educação online é uma realidade, assim como a capacitação para seu time pedagógico também deve que ser. agora, é parte das funções pedagógicas e de gestão:

  • atentar-se  a novos formatos;
  • ser assertivo  na comunicação;
  • elaborar novos projetos ;
  • manter um acompanhamento mais próximo de alunos;
  • conhecer e ferramentas online e ferramentas de gestão educacional.

Ferramentas online e ferramentas de gestão educacional

A tecnologia é uma grande aliada para os professores, principalmente neste momento. Utilizar diferentes ferramentas e plataformas pode ser um grande diferencial.  Veja algumas que podem ajudar na relação professor-aluno:

Plagiarisma

Com acesso à internet e sem a presença física, plagiar é muito mais fácil para os alunos. O Plagiarisma é uma ferramenta que diminui a possibilidade de fraude.

Prova Fácil

Para provas subjetivas, o professor pode contar com ferramentas tecnológicas como o Prova Fácil, que automatiza a correção.

Go Conqr

Ferramentas como o Go Conqr ajudam na criação de conteúdos online. O Go Congr pode ser  uma boa solução caso sua instituição de ensino não tenha uma ferramenta de geração de conteúdo.

GVquest

Um formulário de pesquisa bem elaborado e segmentado corretamente pode fazer muito bem para a relação professor-aluno. O GVquest é uma ferramenta que permite que a instituição customize pesquisas para entender melhor as demandas dos estudantes.

GVerp

Uma ferramenta 360º que auxilia toda a comunidade acadêmica pode transformar a forma como os alunos entendem os professores e vice-versa. O GVerp é uma ferramenta que coloca na mão não só do gestor, mas também de professores, informações valiosas e completas para organizar a instituição. Gestão de matrículas, acompanhamento pedagógico dos alunos e professores, biblioteca, processo seletivo, entre outras, são exemplos de dados que você consegue acessar com o ERP.



Deixe uma resposta