ERP educacional pode transformar a gestão financeira da Instituição de Ensino

O setor financeiro de uma instituição de ensino é de fundamental importância para garantir a sua sustentabilidade, afinal, um controle eficiente dos processos de contas a pagar e a receber garante sua perenidade no atual cenário educacional de alta competitividade.

Esse gerenciamento financeiro, quando bem controlado, pode trazer benefícios ainda maiores que podem levar a um crescimento exponencial, no qual é possível identificar oportunidades de investimentos e uma possível expansão inovadora. Nesse contexto, ter em mãos um ERP educacional pode ajudar muito a reunir informações imprescindíveis para tomadas de decisões mais assertivas, transformando a gestão financeira das instituições de ensino.

O ERP é basicamente um sistema completo que centraliza informações de todas as áreas e processos, além de automatizar atividades que tomam tempo, exigem muita mão de obra e geram maiores custos. Em outras palavras, garante à instituição de ensino uma gestão mais eficiente e uma economia de recursos, o que abre espaço para implementar estratégias de captação e retenção de alunos.

4 benefícios do ERP educacional para controle financeiro

1 – Segurança da informação e controle de boletos

Sem dúvidas, a emissão de boletos de mensalidades é uma rotina comum da instituição de ensino. Afinal, manter o controle das mensalidades em dia é fundamental para manter uma previsão de receitas mais assertiva. Contudo, é um processo delicado, que envolve informações sigilosas.

O ERP educacional, por sua vez, garante total segurança da informação, além de agilizar o processo de emissão de boletos.

2 – Definição de um plano orçamentário

Entra ano e sai ano, as instituições de ensino precisam sempre definir um novo norte a seguir. Afinal, quais serão as prioridades do ano seguinte? Onde os recursos serão alocados?

Justamente por isso que é importante realizar um plano orçamentário. Nesse cenário, o ERP faz o trabalho de fornecer todas as informações do ano anterior como receita, despesas, taxa de inadimplência, etc. Dessa forma, é possível fazer uma análise prévia, definir uma receita previsível e identificar onde será necessário investir.

3 – Gestão e reversão de inadimplência

Um dos maiores desafios das instituições de ensino é, sem dúvidas, a inadimplência. Muitos são os fatores que colaboram com esse cenário e podemos citar como os principais a situação financeira do aluno e gaps da própria gestão.

Uma instituição que não possui estratégias para prevenir e para lidar com a inadimplência acaba obtendo sérios prejuízos. Tudo isso é resultado da falta de organização de todas as movimentações financeiras.

O ERP, portanto, é capaz de alinhar a organização de informações com a automatização de atividades de cobrança, garante uma visão mais abrangente sobre decisões imediatas e ainda colabora com o plano de crescimento. Para dar ainda mais apoio ao processo de retenção de estudantes, temos uma solução eficaz de gestão da permanência integrada ao ERP.

4 – Redução de custos

A partir do momento em que o gestor tem um sistema completo que conta com todos os módulos necessários para o gerenciamento de uma instituição e para a realização das atividades diárias de professores e profissionais, obtém-se uma grande redução de custos.

O sistema otimiza, agiliza e facilita o dia a dia dos profissionais da instituição, reduzindo custo operacional e retrabalho, além de aumentar a produtividade/performance.

Como você pôde perceber, um ERP educacional ajuda a fazer toda a gestão financeira da Instituição com o diferencial de em poucos cliques obter tudo o que é necessário.

A GVdasa possui um sistema de gestão integrada que padroniza, unifica e consolida informações da sua instituição em uma única plataforma. Além disso, oferece módulos específicos para cada área importante da instituição.

Conheça mais sobre a solução e saiba como podemos te ajudar a organizar informações consistentes com processos qualificados e redução de custos!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.