Conheça a relação entre qualidade educacional e sucesso financeiro

A qualidade educacional é um fator decisivo para que a instituição de ensino aumente as taxas de retenção e captação de novos alunos. Por outro lado, grande parte dos investimentos destinados às melhorias dos serviços prestados exige uma gestão eficiente.

O foco da gestão acadêmica está na identificação de gaps nos processos, implementação de atividades e conceitos fundamentais para aumentar a eficiência da qualidade do ensino e na priorização de investimentos na busca da excelência educacional e liderança.

De modo geral, a gestão acadêmica divide-se em 6 pilares fundamentais que são: gestão pedagógica, gestão administrativa, gestão financeira, gestão de recursos humanos, gestão da comunicação e gestão de tempo para eficiência dos processos.

Veremos a seguir, qual é a relação entre a excelência na qualidade educacional e os retornos financeiros da instituição de ensino.

A relação entre o retorno financeiro e a qualidade educacional

Já parou para pensar que a insatisfação dos alunos pode refletir diretamente no equilíbrio financeiro da instituição de ensino? Isso porque, é a partir da insatisfação, seja qual for o motivo, que pode haver também um aumento considerável da taxa de inadimplência e de evasão escolar.

Quando falamos em evasão universitária, segundo dados do Censo de Educação Superior de 2016 do INEP, a taxa de evasão ainda se mantém constante desde estudos dos últimos 10 anos. Então, é um grande desafio com forte potencial para criar problemas recorrentes nas instituições de ensino.

Vale ressaltar que dentre inúmeros motivos que podem causar a evasão escolar e a inadimplência, a qualidade do ensino é um dos mais relevantes. Sendo assim, podemos constatar que quanto maior a taxa de evasão, maior será o aumento de custos para captação de novos alunos.

Esse processo desestrutura completamente o setor financeiro. Por outro lado, se a instituição mantém alta taxa de alunos satisfeitos com sucesso de carreira, a tendência é que esses alunos indiquem a IE para amigos e familiares.

A partir do momento em que esses dois objetivos – método de ensino e controle financeiro – são completamente alinhados, podemos observar um crescimento exponencial da instituição, com evolução dos processos, otimização na gestão e inovação do método de ensino.

Como obter total controle da gestão do ensino e da gestão financeira

Já ouviu falar sobre o ERP da GVdasa? É um sistema de gestão educacional completo que proporciona uma gestão integrada de todos os setores da instituição de ensino. O resultado é mais controle para os gestores, que é refletido na otimização dos processos, organização de informações, tomadas de decisões assertivas e na redução de custos.

Uma gestão orientada com foco em resultados que trará a sua IE mais poder para inovar e se manter competitiva no mercado educacional. Quer saber mais sobre a nossa solução? Acesse nossa página e confira como podemos ajudar sua instituição de ensino a obter mais controle financeiro e melhorar a qualidade educacional!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.