Reunião de pais: veja como torná-la um sucesso

A reunião de pais é um momento importante para falar sobre o aproveitamento do aluno e os projetos da escola. Além disso, é a hora de identificar como a família e a instituição de ensino podem trabalhar juntas para melhorar o rendimento escolar.

Embora para a instituição de ensino seja evidente que a reunião de pais é importante, muitas vezes, os responsáveis não enxergam esse momento da mesma forma. Por isso, muitos deles acabam não comparecendo às reuniões.

Essa ausência pode se tornar ainda maior quando a reunião não for produtiva. Se as pessoas destinarem seu tempo e saírem do colégio com a sensação de que a reunião de pais foi improdutiva, elas não voltam. Cabe à instituição de ensino trabalhar para que isso não aconteça. Veja como obter sucesso na reunião de pais na sua escola!

Defina o que será abordado na reunião de pais

A primeira coisa a ser feita é saber o motivo da reunião de pais ser realizada. Defina as pautas que vão ser abordadas, para que informe os responsáveis pelos estudantes.

Os motivos podem ser diversos, como: período de provas, notas, eventos, excursões… Enfim, saiba para qual causa você quer os responsáveis na sua instituição de ensino.

Garanta que a equipe estará pronta

Depois de definir o que vai ser abordado, é hora de comunicar a equipe. Afinal, os professores também deverão estar presentes e preparados para atender aos pais.

Mesmo que o foco não seja tratar assuntos individuais de alunos, pode ser interessante que os docentes se preparem para isso. Afinal, as pessoas estarão na escola e é compreensível que queiram mais informações sobre notas e desenvolvimento do estudante.

Escolha de datas e horários adequados aos pais

A intenção é que os responsáveis pelos estudantes estejam presentes. Por isso, na hora de escolher a data e o horário da reunião de pais, é preciso pensar na melhor forma para atendê-los.

Uma das maneiras de descobrir o melhor momento é por meio de uma enquete online. Assim, ficará fácil identificar o horário que pode ser mais acessível para a maioria dos pais. Outra maneira é, no ato da matrícula, perguntar quais são os melhores horários e dias da semana para que a pessoa comparecesse em uma reunião.

Avise os pais

Além de escolher uma data e horário adequados, é preciso avisar os pais com antecedência. Afinal, eles vão precisar se programar para deixar o trabalho mais cedo ou até ter alguém com quem deixar as crianças.

Por isso, mande e-mail, mensagem no WhatsApp e até o bom e tradicional bilhete. É interessante também fixar um cartaz na entrada da escola e, perto da data, reforçar o convite por meio de uma mensagem online.

Prepare o ambiente

Tudo pronto? Equipe preparada, pauta definida, data escolhida e pais avisados, correto? Então é hora de preparar o ambiente. Lembre-se de que a ideia é fazer os pais se sintam bem e acolhidos.

Mostrar trabalhos feitos pelos alunos para os pais pode ser uma maneira de começar a reunião de uma forma mais agradável. Uma foto impressa do filho participando de uma atividade também é interessante.

Não se esqueça de disponibilizar cópia da ementa da reunião e, se possível, oferecer café e biscoito. Lembre-se sempre que é preciso fazer o possível para que a pessoa se sinta confortável.

Gostou das dicas? Você também precisa fazer o possível para interagir melhor com os responsáveis. Sabia que a automação melhora a comunicação entre os pais e as instituições? Descubra como!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.