Início de ano letivo: descubra como preparar a instituição para o próximo ano 

O início do ano letivo abre possibilidades para analisar o contexto da instituição de ensino e realinhar a estratégia. No entanto, muitas instituições acabam se perdendo durante esse período, deixando de dar atenção aos pontos que podem realmente ajudar a escola a crescer durante o ano.

Estruturar bem o período de início de um novo ano faz toda a diferença na rotina da equipe pedagógica e pode, inclusive, definir o sucesso da instituição de ensino naquele ano.

Quer entender como aproveitar o início do ano letivo para melhorar os resultados da sua instituição de ensino? Confira nossas dicas e comece já a planejar os passos da sua escola.

Defina novas metas

Definir novas metas é uma boa maneira de aproveitar todo o potencial do início do ano letivo. Essa também é uma oportunidade de colher o feedback dos pais e alunos e conferir a satisfação deles com a estrutura, ensino e corpo docente da instituição.

Dependendo das respostas, você pode traçar metas para o próximo ano e inclui-las no plano escolar. Propor reformas e melhorias na infraestrutura, inclusive para atender necessidades específicas de alunos, é um bom começo.

Faça o planejamento escolar

O planejamento escolar é uma das etapas mais importantes para a manutenção da instituição de ensino, e, por isso, você não pode começar o ano letivo sem ter esse plano em mãos. O ideal é que esse planejamento seja feito no final do ano já pensando no próximo ano letivo.

Aproveite esse momento para incluir no planejamento alguns dos períodos mais importantes para as instituições de ensino, como campanha para prospecção de novos alunos e período de matrícula.

Lembre-se também que o plano não é imutável, então, se preciso, acrescente metas (como as que citamos no tópico anterior) e faça um acompanhamento constante do planejamento durante todo o ano.

Treine professores e funcionários

Oferecer treinamentos para os professores e funcionários é uma maneira de começar o ano bem, com a equipe toda engajada. É importante oferecer esse treino para todos os funcionários, inclusive aqueles que já possuem anos trabalhando para a instituição.

Em muitos casos, oferecer possibilidade de capacitação para os professores é uma maneira de mantê-los motivados. Além disso, isso evita a estagnação profissional e colabora para que o professor se torne cada vez mais eficiente.

Estude melhorias internas

O início do ano letivo também é o momento ideal para estudar melhorias nos processos do setor administrativo da instituição. Se a proposta é crescer durante o ano que está chegando, é importante que o administrativo e a secretaria estejam preparados para isso.

Adotar um sistema de gestão educacional pode ser essencial nesse momento. Através de sistemas de gestão como o da GVdasa, é possível automatizar processos administrativos e acompanhar indicadores de desempenho.

Está pronto para um início de ano letivo de sucesso? Se gostou das dicas, aproveite para nos seguir através das redes sociais e ter acesso a mais informações para a gestão da sua instituição de ensino.



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.