Conhece a Internet das Coisas? Descubra como ela pode ser aplicada na educação

Talvez você ainda não tenha ouvido falar sobre a Internet das Coisas, e nem mesmo sobre as vantagens que ela pode trazer quando utilizada na educação. Porém, a verdade é que esse é o caminho do futuro, e cada vez mais instituições de ensino têm apostado nessa tendência para melhorar seus processos.

Isso se torna ainda mais importante em instituições que desejam crescer a longo prazo. A tecnologia tem um papel importante para otimizar processos, mas a Internet das Coisas na educação pode gerar transformações ainda maiores.

Quer entender o que é a Internet das Coisas e como ela pode ser usada nas instituições de ensino? Continue lendo este artigo e descubra tudo que precisa saber sobre o assunto!

O que é a Internet das Coisas?

Hoje, basicamente qualquer dispositivo pode se conectar com a internet e gerar dados sobre a sua utilização. E quando falamos em “qualquer dispositivo”, estamos nos referindo a isso mesmo: basicamente tudo hoje em dia está conectado, até mesmo a geladeira ou lâmpadas de casa.

Explicando a Internet das Coisas de uma forma simples, podemos dizer que ela é o processo em que um dispositivo (mesmo o mais comum) pode se conectar com a internet. O objetivo disso é facilitar a vida das pessoas e tornar itens comuns de nossas vidas ainda mais eficientes.

Não é difícil imaginar o quanto isso pode beneficiar a vida de gestores, professores e até mesmo alunos dentro de uma instituição de ensino, certo? A possibilidade de acessar informações, e até mesmo armazenar dados simples para analisá-los depois, faz uma grande diferença na rotina de qualquer professor.

No tópico a seguir, confira alguns dos principais benefícios da Internet das Coisas na Educação e como você pode aplicá-la em sua escola a partir de agora.

Como a Internet das Coisas pode ser usada na Educação?

A Internet das Coisas pode beneficiar todos os setores de uma escola, incluindo a coordenação, setor de limpeza, financeiro e muitos outros. É importante entender que o papel da tecnologia aqui é facilitar a rotina e gerar economia através da otimização da gestão.

A Internet das Coisas permite, por exemplo, fazer um acompanhamento completo dos insumos e produtos de limpeza da instituição de ensino. Isso garante que você saiba exatamente quando produtos básicos, como o papel higiênico, está acabando e precisa ser comprado.

Reduzir a conta de energia

Talvez soe inacreditável para você, mas a Internet das Coisas já atingiu até itens simples como as lâmpadas. Aquelas que possuem conexão com a internet ou bluetooth podem ser controladas através do smartphone e até mesmo possuir um temporizador, garantindo que ela se mantenha acesa apenas no período em que o espaço estiver em uso.

Essa mudança simples pode promover uma economia significativa na conta de energia, além de aumentar o bem-estar de funcionários e estudantes.

Acompanhar frequência dos estudantes

Sistemas de gestão integrados já permitem identificar de maneira exata a presença do aluno na instituição de ensino. Isso significa que é possível acompanhar se o estudante está ou não na sala de aula, ou se está em outro recinto da instituição, por exemplo.

Isso ajuda a identificar alunos que para a instituição, mas faltam nas aulas, por exemplo. Além disso, dá mais segurança para pais, educadores e os próprios estudantes.

Acesso de alunos à laboratórios e biblioteca

Uma das grandes vantagem da Internet das Coisas é a possibilidade de acessar informações importantes através do smartphone. E isso, no cenário da educação, traz ainda mais vantagens.

É possível, por exemplo, oferecer para o aluno a possibilidade de conferir a disponibilidade de laboratórios e até mesmo de livros da biblioteca através do smartphone. Além disso, também é possível realizar, dessa mesma forma, o controle de estudantes que estão ou não acessando esses espaços da instituição.

Na prática, esse processo pode gerar dados importantes, que podem ajudar o gestor a tomar decisões relacionadas aos espaços da instituição.

Descobriu a importância da Internet das Coisas na Educação? Se você gostou das dicas, siga nossas redes sociais e tenha acesso a muitos outros conteúdos sobre educação e gestão de instituições de ensino!



1 comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.