Como a tecnologia pode ajudar na gestão da educação

Uma instituição de ensino compõe-se de várias áreas que devem funcionar interligadas e em sintonia para garantir um ensino qualificado. Se uma delas falha, pode impactar no bom andamento das outras e comprometer o trabalho e a própria qualidade do ensino. Se não há um controle adequado das finanças, por exemplo, podem surgir problemas na remuneração dos colaboradores ou em outros pagamentos, falhas no acompanhamento da inadimplência e falta de recursos emergenciais, o que gera muitos problemas além da insatisfação por parte de quem não recebe.

Se há falhas no setor pedagógico, elas poderão impactar negativamente o planejamento do calendário escolar, a programação das aulas, o desempenho dos alunos ou as avaliações. Outras questões importantes – emissão de documentos como atestados e históricos, cadastros, processos de matrícula e rematrícula, etc. -, podem se tornar problemas se houver falhas no controle e acompanhamento do fluxo de informações e registros acadêmicos da instituição.

Portanto, considerando-se que a gestão escolar ocupa-se de todas as atividades mencionadas, além de inúmeras outras, é sua obrigação zelar pelo ensino de qualidade e manter uma organização de maneira a evitar falhas, seja no âmbito pedagógico, acadêmico ou administrativo. Uma boa gestão pressupõe conhecimento, planejamento e capacidade de liderança.

É importante, então, investir em soluções que ajudem a otimizar os processos em todos os setores da instituição de ensino e auxiliem também na harmonia entre esses diferentes departamentos. O objetivo é preparar-se para ser capaz de enfrentar inclusive as surpresas, imprevistos e emergências que poderão ocorrer, reduzindo o impacto negativo sobre o andamento dos trabalhos da escola. Lembre-se que uma boa gestão deve primar pela transparência, pela manutenção da qualidade do ensino e pelo cuidado em todos os setores da escola para que haja crescimento, bons resultados e satisfação para todos os envolvidos na comunidade escolar.

Estamos vivendo a era do conhecimento e, na busca por ferramentas que possam ajudar a gerenciar as necessidades da escola como um todo, atendendo às demandas de cada área e otimizando os processos, a tecnologia surge como um aliado natural. Um bom sistema de gestão escolar é, neste caso, o mais adequado. Uma plataforma voltada ao gerenciamento de uma instituição de ensino coloca em um único sistema todos os dados da escola, atualizados e sempre disponíveis, facilitando o trabalho como um todo.

Os gestores têm à mão, a qualquer tempo e em qualquer lugar, os indicadores que precisam para acompanhar o desempenho da instituição, dos professores e alunos. Assim como podem consultar esses dados sempre que houver necessidade, podem também agir para corrigir eventuais rumos que se mostrem inadequados ou pouco funcionais. Com um monitoramento eficiente do andamento das atividades, é possível inclusive antecipar-se aos problemas e evita-los antes que surjam. Um bom sistema de gestão também permite às equipes responsáveis pelos trabalhos administrativos um ganho de tempo importante para se dedicarem a outras tarefas talvez mais importantes – já que ações repetitivas e burocráticas, como emitir boletos de pagamento ou registrar matrículas, por exemplo, podem ser automatizadas.

Para os professores, uso de uma ferramenta de gestão facilita o acompanhamento e o cumprimento das rotinas, permite o registro e a guarda segura das informações sobre os alunos e as disciplinas. Pode servir também como uma ponte para um relacionamento mais próximo com os pais e alunos. Que igualmente são beneficiados com a adoção de um sistema de gestão escolar, pois ganham uma ferramenta online com a qual podem ter acesso a documentos escolares, acompanhar as notas e a frequência, obter informações, ter maior facilidade para realizar online o pagamento da mensalidades e mais.

Um sistema de gestão como o da GVDASA traz, entre outros benefícios para a instituição de ensino:

  • visão unificada da instituição (mantenedora e unidades);
  • centralização das informações acadêmicas e financeiras dos alunos;
  • análise e monitoramento de desempenho com indicadores estratégicos;
  • agilidade na tomada de decisão, com maior precisão e menos risco;
  • integração total entre as diversas áreas da instituição;
  • maior eficiência nas rotinas administrativas ;
  • redução da inadimplência;
  • redução de custos operacionais.

Assim, contar com a ajuda da tecnologia para tornar a execução e o acompanhamento das tarefas mais fácil e prático configura-se como a melhor maneira de agir tendo como objetivo otimizar os processos e melhorar a qualidade da gestão escolar. A GVDASA atua como desenvolvedora para o mercado educacional há 30 anos e é referência nacional em sistema de gestão para instituições de ensino, do nível básico ao superior. Converse conosco: nossa ferramenta é modular e flexível, podendo adaptar-se às demandas específicas da sua escola, integrando dados e processos em um único sistema. Você e sua escola só têm a ganhar.

Conheça nossas soluções e veja como a GVDASA pode ajudar sua instituição.



Deixe uma resposta