Branding educacional e marketing digital: 3 ferramentas para a marca da sua instituição de ensino ser amada

Com o mundo inteiro entendendo a importância de ter uma estratégia online, a concorrência entre marcas passa a ser mais acirrada. Separamos 3 ferramentas de marketing digital que podem ajudar no branding educacional para sua instituição de ensino.

O que é o branding educacional?

Construir uma marca de sucesso é um processo que pode ser  demorado. São diversos fatores a serem levados em consideração e ter uma estratégia de marketing alinhada é essencial para obter o que se deseja.

O branding é uma ferramenta dentro da estratégia de marketing destinada a projetar a personalidade de uma marca que ajuda a expandir  a relação que ela tem tem com a sociedade ou com o nicho a que está direcionada.

O branding ajuda a diferenciar a escola ou IES na hora em que o aluno vai escolher entrar ou mudar de instituição. E mais do que isso: ajuda a solidificar a cultura da instituição deixando claro para a comunidade acadêmica quais são as características daquele universo do qual faz parte.

Branding educacional e marketing digital

Quando se fala em um espaço extremamente competitivo como a internet, em que os meios de alcançar as pessoas são mais efetivos, diferenciar-se passa a ser mandatório.

Assim, no cenário em que estamos, o branding para instituições de ensino, ou o branding educacional, obrigatoriamente se consolida no online. Não que ações offline devam ser descartadas, mas, o marketing digital educacional passou a ser essencial.

Por meio dele é possível:

  • alcançar mais pessoas
  • alcançar as pessoas certas
  • obter dados para tomar decisões mais assertivas
  • tomar essas decisões de forma mais prática e rápida

Mas, quando se trata de branding para a instituição de ensino, quais ferramentas digitais podemos utilizar? Existem 3 delas que ajudam muito nesse processo.

Ferramentas do marketing digital para alavancar a marca da minha instituição de ensino

Redes Sociais

Ninguém pode negar o poder das redes sociais quando o assunto é relacionamento. Como uma reprodução do mundo “real”, elas passam a ser um dos grandes porta-vozes da marca.

Como ferramenta de marketing digital, tenha certeza de que elas são o lugar onde se geram as conversas. Mas, afinal de contas, como usá-las?

Se a sua instituição de ensino é uma rede, provavelmente haverá uma imensidão de perfis dedicados a cada unidade. O ideal é centralizar  as informações em um perfil. 

Estimule conversas entre os membros da sua comunidade acadêmica e até mesmo perfis de projetos dos alunos, mas incentive que eles sempre remetam à marca da sua instituição de ensino.

Professores também podem ser grandes ativadores deste canal de comunicação. Isso por que são eles as figuras que ainda seguram o “bastião da autoridade”. Apesar de falarmos hoje em dia mais do que nunca no aprendizado centrado no aluno, o professor detém essa imagem.

Estimule-os na produção de conteúdo que possam gerar conversas nas redes sociais e viralizar. Lembre-se de ter na sua equipe pessoas que representem os valores da sua marca. Assim, oprocesso criativo e produtivo será natural e orgânico.

Além disso, o que acontece nas as redes sociais funciona como um insumo para que você consiga entender a cabeça do seu cliente. Não é à toa que existe o profissional de gerenciamento de comunidades.

Invista também no SAC 2.0 nas suas redes sociais. Treine sua equipe e mantenha um documento de FAQ para guiá-la.

Email marketing

Primeiro de tudo, saiba com quem você está falando e o que o seu público quer ouvir.  O relacionamento por email é uma das táticas mais eficazes em uma estratégia de marketing digital. E no que toca o branding, a construção da marca, é um ponto mega sensível.

Ter uma base, uma lista de e-mails, que queira manter um relacionamento com sua instituição de ensino é primordial. Assim, dê sempre a opção de descadastro. 

Pelo e-mail você pode investir em:

newsletters: informe o que vem acontecendo de importante a instituição online e offline. Para os alunos, esse tipo de e-mail serve como um guia; para os possíveis clientes, como uma forma de mostrar os benefícios.

e-mails de conteúdo: se você possui um site (o que é altamente recomendável para o branding), envie à sua base os conteúdos que sua equipe vem produzindo no seu blog. Caso o blog ainda não faça parte da sua estratégia, faça uma curadoria. O objetivo aqui é manter o destinatário informado para que  ele vê valor na sua marca. Escolha o conteúdo com cuidado, de forma que fique sempre muitoalinhado ao seu discurso e à imagem que sua instituição de ensino quer construir.

e-mails promocionais: direcione a quem está pronto para a compra. E-mails promocionais devem ser contextualizados. Segmente seu público e crie fluxos de informação. Para isso, você pode contar com ferramentas de automação.

Ferramentas de gestão de clientes

Um branding bem feito ajuda a criar uma cultura empresarial também. E ajuda no relacionamento com os clientes, que passam a escolher e entender os valores e princípios da marca, como ela conversa e como se relaciona.

Uma ferramenta de gestão adequada ao marketing digital é importantíssima para o  relacionamento com o cliente. Lembre-se que ao contratar um software educacional para gerenciar as etapas, ele deve estar integrado a ferramentas de automação.

Ter domínio sobre ela vai ajudar a comunicação a ficar mais fluida e assertiva. Pense bem: você gerou conversas nas redes sociais, produziu bom conteúdo e trouxe seu possível cliente para sua base de emails. Ele virou cliente. Em que momento depois da compra ele está?

Ferramentas de gestão ajudam – e muito – a manter a unicidade da comunicação ao administrar o processo. O ideal é ter etapas integradas entre suas equipes de marketing, pedagógica e de vendas.

Com todas essas mudanças que vêm ocorrendo, muito tem que ser aprendido e revisto. Contar com ferramentas que ajudem sua marca chegar a outro patamar é essencial. 

Se quiser saber um pouco mais sobre uma ferramenta de gestão educacional e como ela pode ajudar inclusive na construção da marca da sua instituição, vem com a gente:

Sim, quero saber mais sobre ferramentas de gestão educacional



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