A importância da gestão escolar para a qualidade do ensino

Qualidade de ensino pode ser traduzida, em última análise, pelo bom desempenho dos alunos de uma instituição, mas não só por isso. Um bom ambiente de ensino e aprendizagem com recursos modernos, atividades extraclasse, corpo docente qualificado e atuante, gestores organizados e eficientes e funcionários comprometidos igualmente impactam na qualidade do ensino de qualquer unidade escolar, desde a educação básica até o ensino superior. Mas não bastam apenas estes elementos: é preciso também que estes recursos sejam todos bem utilizados. Ou seja, uma boa gestão escolar é, também, fundamental para pavimentar a estrada do ensino de qualidade.

Foi-se o tempo em que a escola representava uma entidade fechada, procurando repassar ensinamentos aos alunos de acordo com regras rígidas de ensino e de convivência. Em plena era do conhecimento, a integração joga sempre a favor do sucesso e no caso da gestão de instituições escolares, com o conhecimento cada vez mais conectado à convergência de tecnologias, esta integração constitui um elemento chave para lidar com a enorme gama de informações de que dispomos.

As novas tecnologias estão presentes em todos os lugares, hoje, inclusive nas salas de aula. E trazem novos desafios para a gestão educacional, exigindo das instituições o preparo e a boa utilização das novidades como a internet e a mobilidade. Em termos de gestão do ensino, é fundamental hoje contar com a ajuda de plataformas modernas que integram todos os aspectos relativos ao gerenciamento da instituição por meio de um único sistema, que centraliza as informações e confere mais facilidade e agilidade ao acesso e ao trabalho com os dados. Uma plataforma como a oferecida pela GVDASA, com base em seus quase trinta anos de experiência no segmento educativo, com foco em uma gestão orientada para resultados.

Para o aluno, é muito bom poder contar com um portal para acompanhar suas notas, comunicar-se com os professores e a comunidade escolar como um todo. Pais e responsáveis ganham uma maneira simples de acompanhar o desenvolvimento dos filhos, as decisões da escola e de se comunicar com os professores. Um bom relacionamento fortalece os vínculos da comunidade com a instituição de ensino, e a utilização de um sistema como o da GVDASA ajuda a estreitar estes laços. Com a mobilidade, o acesso às informações se dá a qualquer hora e em qualquer lugar, o que impacta também na produtividade de alunos, professores e funcionários, que podem a qualquer minuto consultar o que precisam, responder questionamentos, entregar trabalhos ou participar de discussões.

A possibilidade que uma plataforma como o GVcollege oferece de ter uma visão unificada da instituição como um todo (como os dados da mantenedora e suas unidades, por exemplo) facilita o acompanhamento dos indicadores de desempenho e outros dados. Isso torna mais precisa a análise das informações, configurando-se em uma tomada de decisões mais ágil e efetiva. Contabilidade, contas a pagar, orçamento, patrimônio, administração de pessoal, estoque, gestão de pessoas, atendimento a professores, alunos e colaboradores e outras tarefas ligadas à secretaria escolas são exemplos de algumas rotinas que são sistematizadas e mais facilmente acompanhadas, atendidas e planejadas com um sistema de gestão integrada.

Concluindo, podemos dizer que a qualidade de ensino, hoje, está muito mais ligada a como uma escola responde aos desafios do seu tempo do que àquela noção antiga que considerava apenas o desempenho dos alunos como indicador de uma escola ser (ou não) boa. Neste sentido, uma ferramenta que centralize as informações da instituição e conte com diversos recursos para ajudar a lidar com e a utilizar bem a grande massa de dados gerada pelas interações entre os diferentes integrantes da comunidade escolar é peça fundamental para ter qualidade na gestão e consequentemente conquistar a tão almejada qualidade no ensino. Converse com a GVDASA e saiba mais sobre nossas soluções para o setor de educação.



Deixe uma resposta