5 livros para melhorar a sua gestão educacional

Existem diferentes formas de gestão educacional, afinal, cada instituição organiza e desenvolve a sua forma de ensinar e de se relacionar com o mundo. Porém, tudo pode ser melhorado e desenvolvido, de forma a melhorar o desempenho e o crescimento da instituição. Para isso, é preciso ir além da prática para que seja possível um maior entendimento sobre o assunto.  

Por isso, neste post, vamos indicar 5 livros que irão ajudar você a melhorar a gestão educacional da sua instituição. Você vai encontrar de tudo: desde dicas para desenvolver projetos e conceitos sobre legislação, até dicas de marketing e ensino híbrido. 

Então, vamos lá? Pegue seu caderno e uma caneta e prepare-se para anotar nossas indicações. Aproveite as leituras para ter novas ideias de projetos, para repensar a sua gestão atual e enxergar novas possibilidades. 

“Gestão Visual de Projetos: Utilizando a Informação Para Inovar”, de Júlio Monteiro Teixeira

Se para você é mais fácil ter ideias do que colocá-las em prática, esse livro é para você. A obra de Júlio Monteiro Teixeira tem o objetivo de mostrar a importância da utilização de recursos visuais no desenvolvimento de projetos. Portanto, tenha certeza: o livro ajudará você a melhorar resultados e desenvolver diferentes pontos do processo de implantação de um projeto. 

Além de ser perfeito para gestores, também é uma ótima indicação para professores e alunos, pois pode colaborar na melhoria de processos de aprendizado e ensino. 

“Planejamento, Gestão e Legislação Escolar”, de Geraldo José Sant’anna

Sem coletividade, a sua organização não terá força suficiente para crescer. Por isso, “Planejamento, Gestão e Legislação Escolar”, de Geraldo José Sant’anna é tão importante: o livro apresenta o valor do comprometimento, do envolvimento e da corresponsabilidade entre as pessoas para a criação de um ambiente melhor e mais desenvolvido. 

Além de abordar planejamento e gestão, o Sant’anna traz questões do Direito Educacional: um conceito importantíssimo para a educação atual. Vale a pena conferir! 

“Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”, de Lilian Bacich

Desde a pandemia, falar sobre a adaptação que as instituições tem passado tornou-se essencial, afinal, é preciso buscar maneiras de manter a troca entre alunos e professores forte e efetiva. Por isso, estudar e entender sobre ensino híbrido e remoto não é mais opcional, é obrigatório, tanto para professores, quanto para gestores. 

Com o livro “Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação”, você poderá entender mais sobre o conceito, com exemplos práticos, e aprofundar seus conhecimentos através das referências e materiais complementares que o próprio livro indica. 

Se quiser saber mais sobre Ensino Híbrido, baixe agora o nosso guia completo sobre o assunto. Temos certeza que você vai tirar ideias ótimas de lá!

“Gestão para resultados na educação”, de Neuza Chaves e Izabela Murici

Estabilidade é sinônimo de falta de inovação. Por isso, nada de ficar parado! É preciso gerir com o objetivo de adquirir melhores resultados.  

Para ajudar a pensar mais estrategicamente sobre gestão educacional, as autoras do livro “Gestão para Resultados na Educação” apresentam o método de gestão para escolas utilizado por elas durante 10 anos, que contribuiu com melhores resultados pedagógicos, com mudanças em índices de aprovação, abandono, alfabetização, fatores ambientais e comportamentais, entre outros. 

Por isso, se você busca construir gestão com sistema simples, de fácil implementação e acessível, este é um livro pra você. Muitos exemplos práticos para ajudar a sua instituição! 

“Marketing 4.0: Do tradicional ao digital”, de Philip Kotler

Apesar de não ser um livro destinado especialmente à área educação, “Marketing 4.0: Do tradicional ao digital” é um livro essencial para instituições que buscam investir mais em comunicação e publicidade.

Philip Kotler é considerado “o pai do marketing”, portanto, você já pode imaginar que existem dicas e reflexões muito valiosas neste livro. É um material didático que apresenta a transição do marketing 1.0 (focado no produto) até o marketing 4.0 (focado na experiência).

Para se destacar na área educacional, é preciso entender de questões mercadológicas e sociais atuais. Esse livro é um bom começo! Leia também nosso post sobre ferramentas de marketing educacional. Ele pode ser útil para a sua gestão.

Gostou deste post?

Esperamos que esses livros ajudem você a construir uma gestão educacional forte e potente. Conheça também as soluções GVdasa, que garantem mais eficiência, rapidez e organização na sua gestão, e não deixe de nos acompanhar nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn para mais conteúdos educacionais.



Deixe uma resposta