5 dicas para melhorar a gestão da sua escola

A gestão escolar é uma tarefa tão complexa quanto fundamental. A administração do dia a dia de uma instituição de ensino, seja ela de nível básico ou superior, constitui-se de uma gama de elementos distintos que devem operar de maneira integrada para favorecer a qualidade de ensino.

É claro que não existe uma fórmula ou receita para garantir uma boa gestão pois trata-se de um trabalho cotidiano e que exige, antes de tudo, dedicação. Entretanto, existem algumas questões básicas que podemos abordar. Confira abaixo cinco dicas práticas para melhorar a gestão da sua escola.

1.    Foco na aprendizagem
A comunidade escolar abrange vários elementos distintos, mas devemos sempre considerar o foco na aprendizagem um ponto de destaque. Afinal, é para o aluno que a escola se constrói, é ele quem demanda um ambiente de aprendizagem estimulante e adequado, moderno e democrático. É o aluno quem vai representar, por meio de seu sucesso ou fracasso, o nível da qualidade do ensino da instituição. Então, uma boa gestão escolar deve primar pelo foco na aprendizagem do aluno, além do cumprimento das leis, do atendimento às burocracias e aos demais recursos. Um bom planejamento, uma gestão participativa e responsável e um corpo docente qualificado e motivado, além do gerenciamento de outros recursos (humanos, financeiros e culturais, por exemplo) são fundamentais para um bom processo de ensino-aprendizagem.

2.    Tecnologia é aliado indispensável
Alunos, professores, funcionários, pais, integrantes da comunidade, recursos variados, demandas diárias, rotinas burocráticas e muito mais. Para dar conta de tudo que uma gestão escolar voltada para a qualidade precisa, a tecnologia é hoje em dia um aliado indispensável. Uma boa plataforma que reúna em um único sistema os elementos e informações necessárias, permitindo aos gestores uma visão unificada da instituição, com os diferentes indicadores integrados e visualizados de maneira prática possibilitando análises precisas, pode ser um auxilio valioso para uma gestão eficiente e eficaz.  A internet e a mobilidade chegaram com força também ao ambiente escolar e as novas tecnologias estão aí para facilitar e ajudar em todos esses processos.

3.    Planejamento é fundamental
Como bem o sabe todo bom gestor, tudo começa com um planejamento cuidadoso, estabelecendo metas, estratégias e objetivos bem definidos, considerando curto, médio e longo prazos. É claro que nunca se pode prever absolutamente tudo e sempre existirão emergências, imprevistos e surpresas, mas o planejamento básico pode ajudar inclusive no que fazer nestes casos.

4.    Controle financeiro
Aqui trata-se de tudo que se relacione a compra, venda, dívidas, análises e todas as decisões que envolvam dinheiro. Numa boa gestão, dados como taxa de inadimplência e de evasão, descontos, bolsas concedidas, custos de serviço e outros indicadores da saúde financeira da escola devem estar sempre atualizados e à mão para embasar as decisões. É importante calcular os gastos, resumir entradas e saídas, prestar atenção e cuidar dos casos de inadimplência, definir os orçamentos de cada departamento da escola e ter uma prestação de contas clara e correta. Vale lembrar: um bom software de gestão escolar contempla esses e outros itens indispensáveis ao controle da situação financeira de qualquer instituição.

5.    Relacionamento
A comunidade escolar inclui alunos, pais e responsáveis, professores, funcionários e colaboradores, cuja convivência deve ser a mais harmônica possível.  Cultivar o bom relacionamento é essencial para manter um ambiente escolar agradável e receptivo, com a comunidade sendo ouvida, participando ativamente do dia a dia da escola.
Neste sentido, o gestor deve ser acessível, conhecer a realidade cotidiana da instituição, atender bem a todos entendendo e levando em consideração as diferenças entre as pessoas. O relacionamento é um elemento chave para incentivar práticas educadoras que permitam estimular e prover conhecimento aos alunos, aperfeiçoar o desempenho de cada um dos colaboradores e promover a formação de pessoas preparadas para atuar e transformar a realidade.

Assim, a gestão escolar se mostra uma tarefa complexa e desafiadora, sendo em grande parte a responsável pelos resultados da instituição.  Portanto, é um trabalho para ser exercido com o máximo de conhecimento e atualização, contando com a ajuda da tecnologia na utilização de uma plataforma moderna, preparada e completa para auxiliar em todos esses processos. Converse com a GVDASA e veja o que podemos fazer pela sua escola.



1 comentário

Deixe uma resposta