5 dicas para evitar o cancelamento de matrícula escolar 

Começar a movimentar a sua gestão para evitar a evasão e cancelamento de matrícula é fundamental, e deve ser feito o quanto antes. Acompanhar o índice de evasão escolar de perto é uma maneira de identificar problemas o mais rápido possível, evitando que mais alunos realizem o cancelamento da matrícula.

Mas, afinal, como evitar o cancelamento de matrícula escolar e garantir o bem-estar dos alunos? Acompanhe este artigo e descubra 5 dicas práticas para começar a reverter a evasão escolar em sua instituição de ensino o quanto antes.

1. Entenda as causas da evasão escolar

Os motivos que levam o aluno a fazer o cancelamento da matrícula escolar podem ser variados, e você precisa estar atento a todos eles. O primeiro passo para começar a reverter a evasão escolar é justamente acompanhar esse índice, além de identificar o que levou cada estudante a optar pela saída.

E mais: após identificar esses motivos, é necessário que você comece a prestar atenção também nos outros estudantes. O ideal é que consiga identificar estudantes que já estão apresentando sinais de que podem cancelar a matrícula e intervir antes que isso aconteça.

Para isso, é necessário organização e acesso a dados detalhados. Ainda neste artigo, vamos falar sobre a importância de investir em tecnologia para ajudar sua instituição nesse processo. Continue nos acompanhando!

2. Busque feedbacks dos alunos

Em muitos casos, colher feedbacks pode ser a maneira de entender o porquê a evasão está ocorrendo e, também, como a sua instituição pode melhorar para que isso não ocorra mais.

Em alguns casos, alunos desistem de todo o curso simplesmente por causa de dificuldades em alguma disciplina ou descontentamento com o corpo docente da instituição. Feedbacks podem ajudar você a ter esses detalhes em perspectiva.

3. Ofereça opções de renegociação de dívidas

A inadimplência de estudantes é um grande problema e, muitas vezes, também provoca o cancelamento da matrícula de bons alunos.

Por isso, uma solução que pode evitar a evasão escolar e também solucionar a inadimplência é oferecer acordos de renegociação de dívidas com o parcelamento do pagamento ou até possibilitar que ele seja feito através do cartão de crédito, por exemplo.

4. Disponibilize apoio aos alunos

Em alguns tópicos atrás, falamos sobre como o descontentamento dos alunos pode provocar o cancelamento da matrícula escolar. A dificuldade nos estudos e a falta de adaptação com o método de ensino da instituição são alguns dos que causam o maior número de evasão de estudantes.

Para não perder alunos, é essencial que você esteja atento à essas dificuldades e ofereça apoio para que o aluno consiga acompanhar o ritmo das disciplinas e dos professores.

Oferecer aulas complementares e monitorias são algumas das soluções possíveis. Outra maneira de reter alunos é oferecer descontos ou bolsa de estudo para os melhores do curso para engajar os estudantes.

5. Invista em tecnologia

A tecnologia pode ser uma grande aliada da instituição de ensino durante o combate à evasão escolar.

Sistemas de gestão escolar ajudam você a ter controle sobre tudo que está acontecendo na escola, inclusive acompanhar os resultados de cada turma, verificar a eficiência de processos administrativos, garantir o aumento de matrículas e muito mais.

Além disso, ter acesso a dados importantes da instituição também pode fazer toda a diferença. Com as ferramentas do GVanalytics, você consegue acompanhar o desempenho de cada estudante, identificando de forma antecipada as causas da evasão escolar e reduzindo essa taxa.

Quer entender como os sistemas da GVdasa podem ajudar a sua instituição a reduzir o cancelamento de matrícula escolar e aumentar o número de estudantes? Descubra mais sobre as nossas ferramentas!



Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.