4 formas de reduzir custos na gestão acadêmica

Reduzir os custos sem perder a qualidade do serviço é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de qualquer instituição de ensino. Administrar uma escola requer conhecimentos que vão além do entendimento básico sobre as áreas de administração e gestão acadêmica.

Para estar à frente da concorrência, é preciso que todas as operações e estratégias sejam realizadas e pensadas com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade. Assim, você consegue oferecer um serviço qualificado e ter bons retornos financeiros.

Atingir esse nível de excelência no setor da educação pode ser bem delicado. Isso porque não se vende um produto, mas um serviço consumido a longo prazo. Os alunos são os maiores “clientes” de uma instituição (se assim podemos chamar) e, por isso, ao tomar qualquer decisão é necessário lembrar sempre que o foco são os estudantes.

 

Uma boa gestão acadêmica pode salvar a sua instituição de ensino

Mesmo que tudo esteja correndo bem durante o ano letivo, o gestor precisa prestar atenção nos processos que podem ser otimizados na própria gestão acadêmica. São diversos fatores que devem ser observados e acompanhados: situação financeira, administrativa, acadêmica, assim como a realização de planejamentos e relatórios, entre outros.

4 formas de reduzir custos na gestão acadêmicaQuestões como evasão de alunos e inadimplência, por exemplo, estão diretamente relacionadas à atuação do gestor e exigem dele a construção de um plano financeiro eficaz e seguro (de forma que a instituição tenha capital sobrando no caixa) para se manter de maneira saudável no mercado e oferecer um serviço de qualidade.

Portanto, nossa primeira dica é: simplifique e otimize o trabalho de todos os setores, de forma integrada, para que você facilite os processos de gestão acadêmica e possa destinar sua atenção a área de relacionamento e atendimento, por exemplo, captando ainda mais alunos. O GVcollege é uma solução que realiza exatamente isso: a integração de todas as áreas para facilitar o processo de gestão educacional.

Separamos algumas dicas para que você saiba como reduzir os custos e organizar financeiramente a sua instituição:

 

  1. Estabelecer metas

O primeiro passo para reduzir os custos da sua empresa está em traçar objetivos viáveis, que sejam atrativos tanto para a instituição quanto para os pais e alunos, e que correspondam a sua situação financeira (visando sempre aumentar os lucros, é claro).

Ao organizar o que precisa ser cumprido pelos colaboradores, ou seja, ao estabelecer metas e determinar quais são as funções de cada um, você otimiza o trabalho e ganha tempo em produtividade (podendo potencializar ainda mais a atuação de cada um por meio de sistemas integrados, como o GVcollege, que centraliza as informações acadêmicas e financeiras dos alunos e permite que você realize uma gestão orientada para a construção de resultados positivos).

Assim, você diminui o tempo destinado a cada tarefa e consegue reduzir as despesas, atuando de maneira eficiente, eliminando gastos com possíveis falhas.

 

  1. Gerenciar gastos extras

Se o primeiro passo para reduzir os custos na gestão acadêmica é estabelecer metas, o segundo é estar preparado para que elas não deem certo. Infelizmente, você precisa estar atento a todas as condições de negócio que o mercado oferece e, por mais que você planeje, muitas despesas extras podem cruzar o caminho do orçamento da sua instituição. Ao longo do ano, problemas estruturais, investimentos de última hora ou troca de professores e colaboradores podem acontecer e o ideal é que você esteja preparado para isso. Mas como? Incluindo no seu planejamento um valor para cobrir essas despesas. Dessa forma, você evita prejuízos e consegue gerenciar da melhor forma a instituição de ensino.

Por isso, tenha todas as receitas e despesas registradas. Ao utilizar o GVcollege você consegue ter todas essas informações em um mesmo lugar e pode ainda fazer a análise do orçamento previsto e do orçamento final (do gasto necessário para cumprir com as demandas), aprendendo, assim, como construir um orçamento mais eficiente para o seu negócio.

 

  1. Cuidar a inadimplência

Com a crise instalada em todos os setores é importante que o trabalho de gestão seja voltado também para as inadimplências. Ou seja, que o gestor esteja atento às movimentações dos alunos, às falhas no pagamento, que podem levar a possíveis desistências.

Não perca alunos por falta de cuidado, aposte em uma solução como o GVcollege, que controla a inadimplência de maneira integrada a agentes de cobrança e proteção de crédito, melhorando assim a relação entre os pais e a escola, sem permitir que eles desistam do ensino e parem de efetuar os pagamentos (e isso influencie de maneira negativa a sua instituição).

 

  1. Melhorar o fluxo de trabalho

Melhorar os fluxos de trabalho inclui a melhoria de todos os processos internos. Facilitar a rotina dos colaboradores por meio de uma solução como o GVcollge, por exemplo, pode ser considerada como uma das principais maneiras de economizar tempo e, principalmente, dinheiro. Vamos lhe explicar como: ao acompanhar e monitorar o desempenho da instituição é possível reduzir os custos operacionais. Se você atua por meio de uma plataforma que unifica todas as áreas de atuação da sua empresa, consegue antecipar falhas e agir de forma proativa, evitando possíveis falhas e aumentando as chances de não desperdiçar tempo com estratégias ineficientes.

 

Agora que você já sabe como reduzir os custos na gestão acadêmica, contate a GVdasa e entenda mais sobre como o GVcollege pode ajudar você a otimizar o gerenciamento, diminuindo ainda mais seus custos!



Deixe uma resposta