4 dicas para aproximar os pais da escola   

Para que os alunos conquistem um melhor rendimento escolar e consigam usufruir de tudo o que a instituição tem a oferecer, é essencial aproximar os pais da escola. Isso também é importante para a instituição de ensino, que acaba recebendo mais apoio do responsável.

Afinal, quando o adulto participa de cada etapa da educação da criança, ele consegue notar o seu desenvolvimento e o quão importante é cada passa dado. Embora alguns pais procurem essa interação naturalmente, nem sempre isso acontece. Por isso, cabe à escola tentar aproximar os responsáveis.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. Veja algumas ideias e coloque-as em prática em sua instituição de ensino.

Faça festas temáticas na escola

Uma das formas de envolver os pais é realizando festas temáticas, que envolvam as crianças e responsáveis. Dentre as mais populares está a festa junina que, graças à participação dos alunos, acaba atraindo os responsáveis para a instituição de ensino.

Embora essa seja a mais comum, é importante pensar em mais ações semelhantes. No final de ano, por exemplo, é possível usar o tema natal e ensaiar uma peça para que as crianças apresentem para os pais. Já nos dias dos pais e das mães, declamar poesia pode fazer parte de um evento interativo.

Para o dia das crianças, elaborar uma gincana, na qual os alunos dependem de ajuda em casa para completar uma tarefa, é uma das possibilidades. Assim, é importante identificar datas e realizar ações que envolvam os discentes e seus responsáveis.

Ofereça uma oportunidade voltada para os pais

Outra maneira de fazer com que os responsáveis se aproximem do ambiente escolar, é oferecer algo válido para eles. É possível, por exemplo, todo primeiro sábado do mês ter uma palestra ou curso gratuito, que pode ser dado por um docente, para os pais. Há várias opções como:

  • Palestra com dicas para declarar o imposto de renda, que pode ser ministrada pelo docente de matemática;
  • Treino com exercícios físicos para fazer em casa, que pode ser ministrado pelo docente de educação física;
  • Curso de culinária simples e prática, que pode ser dado pela nutricionista da escola;
  • Palestra com informações sobre determinada doença, que pode ser ministrada pelo professor de biologia, entre outros.

Realize reuniões

Boa parte das escolas faz reuniões de pais e mestres com frequência. Contudo, muitos se esquecem que nem sempre o horário escolhido é um bom momento para que as pessoas compareçam. Durante a semana, as pessoas trabalham e podem ter dificuldade em estar presentes.

Dessa forma, é preciso que a escola faça uma pesquisa e defina o melhor horário, baseado na disponibilidade da maioria dos pais. Além disso, é preciso elaborar uma pauta para que a reunião seja produtiva.

Use a tecnologia como aliada

Ao adotar o uso de um software de gestão escolar a instituição de ensino consegue melhorar a comunicação com os pais. Dessa forma, é possível até ter um contato diário com a família, informando sobre atividades e frequência do estudante, por exemplo.

Assim, a interação acontece de maneira mais frequente e melhora a interação entre pais e escola.

Temos a ferramenta que você precisa! Entre em contato conosco.



Deixe uma resposta